Reino Unido decide aumentar gastos militares
A mudança na estratégia de defesa ocorre antes da visita do primeiro-ministro Keir Starmer aos EUA
247 - O Reino Unido aumentará os gastos com defesa para 2,5% do PIB até 2027 e terá como meta 3% a longo prazo, cortando seu orçamento de desenvolvimento no exterior, disse o primeiro-ministro Keir Starmer nesta terça-feira (25), conforme reportagem da CNN
“Este governo iniciará o maior aumento sustentado nos gastos com defesa desde o fim da Guerra Fria”, declarou Starmer ao Parlamento.
A mudança na estratégia de defesa do Reino Unido ocorre antes de Starmer voar para os Estados Unidos para se encontrar na quinta-feira (27) com o presidente Donald Trump, que repetidamente pede que os membros da Otan, como Reino Unido, gastem mais em defesa.
Os líderes europeus ficaram surpresos no início deste mês quando o governo de Trump deixou claro que a Europa precisaria se preparar para fornecer sua própria segurança, desencadeando uma série de atividades diplomáticas.
Starmer disse que escolhas difíceis precisavam ser feitas no interesse da segurança do país e que ele financiaria o aumento dos gastos com as Forças Armadas cortando o orçamento de ajuda de 0,5% do PIB para 0,3% em 2027.
A última vez que o Reino Unido gastou 3% do PIB com defesa foi em 1993/94.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: