Reino Unido rejeita ideia de Macron de impor embargo de armas a Israel
Londres suspendeu algumas licenças de exportação de armas a Israel
247 - O Reino Unido não apoia a iniciativa do presidente francês Emmanuel Macron de impor um embargo de armas a Israel, afirmou o secretário de Defesa britânico John Healey nesta segunda-feira (7).
"Não. Nós operamos de maneira diferente. Nós, como governo, não fornecemos nada diretamente para Israel, mas onde há licenças de exportação com claro risco de violação da lei internacional, suspendemos essas licenças quando poderiam afetar vidas em Gaza", disse ele à Sky News. A declaração foi citada pela agência Sputnik.
Healey enfatizou que era necessário "redobrar" os esforços pela paz, já que o Oriente Médio "não pode suportar outro ano como o último". Ele afirmou que as partes em conflito devem concordar com um cessar-fogo e iniciar um diálogo que possa, a longo prazo, levar a uma solução de dois estados, permitindo que os palestinos tenham seu próprio estado e que os israelenses vivam em paz e segurança.
No domingo, o presidente francês Macron pediu o fim do fornecimento de armas a Israel, usadas para conduzir operações militares na Faixa de Gaza, chamando essa medida de prioritária para encerrar o conflito na região.
Em 7 de outubro de 2023, Israel foi alvo de um ataque sem precedentes de foguetes da Faixa de Gaza. Além disso, combatentes do movimento palestino Hamas infiltraram-se nas áreas de fronteira, abriram fogo contra militares e civis e fizeram reféns. As autoridades israelenses afirmam que cerca de 1.200 pessoas foram mortas durante o ataque.
As Forças de Defesa de Israel lançaram a Operação Espadas de Ferro na Faixa de Gaza e anunciaram um bloqueio completo do enclave. O número de mortos pela agressão israelense subiu para 41.909 e o de feridos para 97.303 desde 7 de outubro de 2023, segundo o Ministério da Saúde em Gaza. (Com informações da Sputnik).
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: