Resistência a Biden é cada vez maior no Partido Democrata
Entre os críticos estão doadores, legisladores, alguns oficiais democratas e estrategistas
Reuters – Em meio a um momento de tensão política nos Estados Unidos, o Presidente Joe Biden, de 81 anos, declarou veementemente que não cederá à pressão para se retirar da corrida presidencial contra o opositor republicano Donald Trump. A declaração de Biden, feita durante um discurso enérgico em Madison, Wisconsin, na última sexta-feira, levanta um desafio significativo para seus colegas democratas, que estão preocupados com o impacto da idade avançada do presidente sobre os eleitores.
"Estou concorrendo e vou vencer novamente", afirmou Biden a seus apoiadores, antes de gravar uma entrevista para a ABC News, na qual defendeu ser o melhor candidato democrata para impedir que Trump retome a Casa Branca nas eleições de 5 de novembro. Segundo Biden, apenas o "Senhor Todo-Poderoso" poderia convencê-lo do contrário.
A resistência de Biden dentro do próprio partido aumentou após um desempenho instável e hesitante no debate contra Trump em 27 de junho. Entre os críticos estão doadores, legisladores, alguns oficiais democratas e estrategistas. Os eventos de sexta-feira não foram suficientes para aliviar as preocupações de alguns democratas.
Nos próximos dias, membros do partido poderão decidir se apoiarão o presidente ou se agirão rapidamente para substituí-lo. A Vice-Presidente Kamala Harris discursará no sábado no Essence Festival of Culture em Nova Orleans, um evento anual de cultura e música patrocinado pela revista Essence, que é voltada para mulheres negras. Harris despontou como uma das principais opções para substituir Biden, caso ele decida se retirar da disputa.
Na sexta-feira, Harris publicou uma nota de apoio a Biden na plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter, após o comício em Madison, afirmando que o presidente dedicou sua vida a lutar pelos americanos. "Neste momento, sei que todos nós estamos prontos para lutar por ele", disse Harris.
Algumas pesquisas mostram que a vantagem de Trump sobre Biden está aumentando, e os democratas temem que as preocupações com o presidente possam afetar negativamente outras disputas eleitorais. O senador Mark Warner, da Virgínia, planeja uma reunião na segunda-feira para discutir a candidatura de Biden.
No sábado, Biden não tem eventos públicos agendados, mas planeja ir à igreja.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: