Rubio e príncipe herdeiro saudita discutem Gaza após proposta de Trump
O presidente dos EUA enfureceu o mundo árabe ao sugerir que os residentes palestinos de Gaza sejam reassentados em outros países
RIAD (Reuters) - O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, e o príncipe herdeiro saudita, Mohammed bin Salman, discutiram planos para Gaza durante uma reunião nesta segunda-feira, disse a porta-voz do Departamento de Estado, Tammy Bruce.
Rubio está visitando o Oriente Médio depois que o presidente Donald Trump enfureceu o mundo árabe com uma proposta para que os residentes palestinos da Faixa de Gaza, devastada pela guerra, sejam reassentados em outros países árabes e que os EUA liderem a reconstrução do enclave.
"O secretário ressaltou a importância de um acordo para Gaza que contribua para a segurança regional", disse Bruce, em um resumo sobre a reunião entre Rubio e o príncipe herdeiro.
Os dois também reafirmaram seu compromisso com o cessar-fogo acordado no mês passado entre Israel e o Hamas e discutiram sobre Síria, Líbano e Mar Vermelho, disse Bruce.
A agência de notícias estatal saudita SPA disse que eles discutiram os desenvolvimentos regionais e globais e os esforços para alcançar a segurança e a estabilidade.
Rubio chegou à Arábia Saudita mais cedo nesta segunda, vindo de Israel, onde iniciou sua primeira visita à região como o principal diplomata dos EUA.
A visita previamente planejada de Rubio ocorre antes de uma reunião prevista entre autoridades dos EUA e o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, que deve se concentrar no fim da guerra na Ucrânia e na restauração de laços mais amplos entre a Rússia e os EUA.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: