Rússia apoia adesão do Vietnã como país parceiro do BRICS e propõe acordo nuclear
"A Rússia acolheu com satisfação a participação ativa do Vietnã nas atividades do BRICS em 2024", afirma um comunicado conjunto emitido pelos dois países
247 - A Rússia manifestou sua disposição de apoiar a adesão do Vietnã ao BRICS como país parceiro, conforme divulgado em uma declaração conjunta no final da visita do primeiro-ministro russo, Mikhail Mishustin, a Hanói. "A Rússia acolheu com satisfação a participação ativa do Vietnã nas atividades do BRICS em 2024 e expressou sua prontidão em apoiar sua adesão à organização como país parceiro", afirma o comunicado, de acordo com a agência Sputnik.
O BRICS, grupo inicialmente formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, passou a contar com novos membros após sua expansão, incluindo a Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã, desde 1º de janeiro de 2024. A adesão da Indonésia em 2025 ampliará ainda mais a influência do bloco, que agora inclui 11 países membros. Além disso, o Vietnã, junto a outras nações como Argélia, Belarus e Bolívia, figura entre os países parceiros.
O apoio russo ao Vietnã não se limita à esfera diplomática, pois o comunicado também revela planos concretos para fortalecer a colaboração no setor de energia nuclear. A Rússia está disposta a participar da construção do setor de energia nuclear vietnamita, conforme uma proposta liderada pela estatal russa Rosatom. Aleksei Likhachev, diretor-geral da Rosatom, elogiou a intenção do Vietnã de retomar o projeto da usina nuclear de Ninh Thuan 1, que havia sido inicialmente acordado em 2010, mas cancelado pelo governo de Hanói em 2015.
Likhachev destacou que os dois países estão revisando e atualizando os acordos antigos, com a Rússia propondo a construção de uma usina nuclear mais moderna, segura e eficiente, utilizando dois reatores. Além disso, a Rosatom planeja iniciar a construção de um novo reator de pesquisa nuclear no Vietnã em 2027, com capacidade de 15 megawatts, ampliando assim a colaboração entre as duas nações no campo da energia nuclear.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: