Rússia critica EUA por violar obrigações sobre pluralismo na mídia
A porta-voz da chancelaria russa, Maria Zakharova, enfatizou que EUA usam máquina repressiva para bloquear informação que consideram inconveniente
TASS - As ações recentes dos Estados Unidos contra jornalistas russos violaram as obrigações de Washington de garantir a liberdade de acesso à informação e o pluralismo da mídia, disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova.
Segundo a diplomata, a equipe de TV do centro de informações multimídia Izvestia, que chegou aos EUA para cobrir a próxima eleição presidencial, foi detida em um aeroporto de Washington na madrugada de 29 de outubro.
"Embora o grupo tivesse permissões emitidas de acordo com o propósito da visita, agentes da lei locais apreenderam todos os equipamentos e dispositivos de comunicação dos jornalistas russos e os fizeram passar por interrogatórios de horas de duração. Como resultado da conversa, o cinegrafista da equipe, V. Borovikov, teve a entrada negada e seu visto foi cancelado por algumas 'razões administrativas'. Além disso, foi tomada a decisão de expulsá-lo do país", destacou Zakharova.
"Vemos o incidente como outra violação flagrante por Washington de suas obrigações de garantir a liberdade de acesso à informação e o pluralismo da mídia. O fato de jornalistas russos terem notificado as autoridades dos EUA com antecedência sobre suas intenções e terem recebido permissão oficial para executar sua missão designada deixa claro que a ação ilustrativa teve como objetivo demonstrar inequivocamente a prontidão do país em usar sua máquina repressiva a qualquer momento para bloquear o acesso à informação que considera inconveniente", enfatizou a diplomata russa.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: