Rússia e Ucrânia trocam novas acusações de violação do cessar-fogo parcial
EUA fizeram com que Moscou e Kiev concordassem com a trégua limitada no mês passado
247 - Rússia e Ucrânia se acusaram mutuamente nesta quarta-feira (20 de lançar novos ataques contra as instalações de energia uma da outra, violando uma moratória mediada pelos Estados Unidos. A reportagem é da agência Reuters.
Ambos os lados disseram que estavam fornecendo detalhes das supostas violações aos EUA, que fizeram com que Moscou e Kiev concordassem com a trégua limitada no mês passado, como um passo esperado em direção a um cessar-fogo completo.
O Ministério da Defesa da Rússia disse que a Ucrânia realizou ataques com drones e bombardeios na região ocidental de Kursk que cortaram a energia de mais de 1.500 residências.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou que um drone russo atingiu uma subestação de energia na região de Sumy e que o fogo de artilharia danificou uma linha de energia em Dnipropetrovsk, cortando a eletricidade de quase 4.000 consumidores.
O governo do presidente dos EUA, Donald Trump, está impaciente com a necessidade de ambos os lados agirem mais rapidamente para acabar com a guerra de três anos.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que o fato de o presidente Vladimir Putin ter concordado com a trégua energética é prova de que ele está seriamente empenhado em um processo de paz -- algo que Kiev e alguns de seus aliados europeus contestam.
Peskov declarou que Moscou continuará trabalhando com os norte-americanos, apesar do que ele chamou de ataques ucranianos diários à infraestrutura de energia russa.
Zelensky disse na terça-feira (1) que a Rússia estava quebrando a trégua energética e pediu aos EUA que aumentassem as sanções contra Moscou, como Trump ameaçou fazer.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: