HOME > Mundo

Rússia lança enorme ataque de mísseis e drones contra rede elétrica da Ucrânia, diz Kiev

Cortes de energia e interrupções no fornecimento de água foram relatados em várias áreas, incluindo partes de Kiev

Míssil russo (Foto: Maxim Chemetov/Reuters)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

(Reuters) - A Rússia lançou cerca de 200 mísseis e drones contra a Ucrânia nesta segunda-feira, matando cinco pessoas e atingindo instalações de energia em todo o país, informou Kiev, enquanto o vizinho membro da OTAN, Polônia, relatou que um drone provavelmente entrou em seu espaço aéreo.

Cortes de energia e interrupções no fornecimento de água foram relatados em várias áreas, incluindo partes de Kiev, à medida que autoridades disseram que o ataque - 2 anos e meio após a invasão em larga escala da Rússia - teve como alvo a rede elétrica ou outra infraestrutura crítica em pelo menos 10 regiões.

A Rússia intensificou dramaticamente seus ataques à rede elétrica ucraniana em março, o que Kiev disse parecer um esforço coordenado para degradar o sistema antes do próximo inverno, quando as pessoas mais precisarão de eletricidade e aquecimento.

O ataque com mísseis e drones desta segunda-feira foi o mais intenso da Rússia em semanas, ocorrendo enquanto a Ucrânia reivindica novos avanços em uma grande incursão transfronteiriça na região de Kursk, no sul da Rússia, enquanto as forças russas avançam gradualmente no leste da Ucrânia, aproximando-se do centro de transporte de Pokrovsk.

"Foi um dos maiores ataques combinados. Mais de cem mísseis de vários tipos e cerca de cem drones Shahed. E, como na maioria dos ataques russos anteriores, este também foi furtivo, mirando em infraestrutura civil crítica", disse o presidente Volodymyr Zelensky no Telegram.

A Polônia disse que um "objeto" entrou em seu espaço aéreo, podendo ter caído em território polonês, e que buscas estavam em andamento.

"Muito provavelmente era um drone e presumimos isso, porque a trajetória do voo e a velocidade indicam que definitivamente não era um míssil", disse Jacek Goryszewski, porta-voz do comando operacional do exército polonês, à Reuters.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados