TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Rússia reitera apoio à Síria em conversa entre Putin e Ahmed Sharaa

      Líderes destacaram a importância de criar medidas para normalização sustentável e a elaboração de um "roteiro político" para a construção de uma nova Síria

      Vladimir Putin (Foto: Gavrill Grigorov/TASS)
      Guilherme Paladino avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente de transição da Síria, Ahmed Sharaa, mantiveram uma conversa telefônica nesta quarta-feira (12) para discutir a situação atual no país árabe e os esforços para estabilização e reconstrução, informa a agência Sputnik. Durante o diálogo, Putin reiterou o apoio da Rússia à unidade, soberania e integridade territorial da Síria, segundo comunicado divulgado pelo Kremlin.

      O líder russo destacou a importância de implementar medidas para a normalização sustentável no país, incluindo a ativação do diálogo inter-sírio com a participação de forças políticas e grupos étnico-religiosos. Putin também confirmou a disposição da Rússia em ajudar a melhorar a situação socioeconômica da Síria, inclusive por meio de assistência humanitária, e desejou sucesso a Sharaa na condução das tarefas enfrentadas pela nova liderança síria.

      Por sua vez, Ahmed Sharaa ressaltou os fortes laços estratégicos entre os dois países, conforme informou o escritório presidencial sírio em comunicado no Telegram. O líder sírio afirmou que a Síria está aberta a todas as partes que possam contribuir para os interesses do povo sírio e para a estabilidade e segurança no país.

      Sharaa também discutiu com Putin a situação atual na Síria e um "roteiro político" para a construção de uma nova Síria. O diálogo foi descrito como construtivo, objetivo e informativo, com ambos os líderes concordando em manter contatos regulares.

      SITUAÇÃO NA SÍRIA - Militantes, liderados pelo grupo terrorista Hay'at Tahrir al-Sham, tomaram o controle de Damasco em 8 de dezembro de 2024 e declararam o fim do governo de Bashar al-Assad, apoiado pela Rússia. A ofensiva surpresa dos oposicionistas alcançou a capital síria em menos de duas semanas. A situação no país árabe é delicada, em meio à persistente instabilidade política.

      Assad, que esteve no poder por mais de 24 anos, renunciou após negociações com as novas lideranças sírias e deixou o país, recebendo asilo na Rússia. Mohammed al-Bashir, que liderava uma administração com sede na província de Idlib, foi nomeado primeiro-ministro interino em 10 de dezembro de 2024. Em 29 de janeiro, al-Sharaa foi formalmente nomeado presidente interino pelo governo de transição.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados