TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Rússia toma cidade ucraniana em direção à estratégica Pokrovsk

    Ministério da Defesa russo disse que suas forças tomaram cidade de Novohrodivka, que fica a 12 km de Pokrovsk, importante centro ferroviário e rodoviário

    Um trabalhador de emergência passa por uma casa que foi destruída após um ataque em uma área residencial em Pokrovsk, 3 de agosto de 2024 (Foto: REUTERS/Thomas Peter)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    (Reuters) – A Rússia anunciou neste domingo que suas forças tomaram o controle total de uma cidade no leste da Ucrânia, enquanto avançam em direção à cidade estrategicamente importante de Pokrovsk, buscando romper as linhas de defesa ucranianas.

    As forças russas, que controlam cerca de um quinto da Ucrânia desde a invasão em fevereiro de 2022, estão avançando no leste do país na tentativa de tomar toda a região de Donbas.

    O ministério da Defesa da Rússia disse que suas forças tomaram a cidade de Novohrodivka, que fica a 12 km de Pokrovsk, um importante centro ferroviário e rodoviário para as forças ucranianas na área. Antes da guerra, a cidade tinha uma população de 14.000 habitantes.

    Yuri Podolyaka, um influente blogueiro militar pró-russo nascido na Ucrânia, publicou mapas mostrando as forças russas atacando além de Novohrodivka em pelo menos dois locais a menos de 7 km de Pokrovsk.

    O Estado-Maior ucraniano, em um relatório no final da tarde, descreveu a situação como "tensa" em todo o setor de Pokrovsk e disse que "batalhas ferozes" ocorrem em várias áreas ao redor de várias cidades, incluindo Novohrodivka.

    "Até o momento, o inimigo realizou 23 assaltos às posições ucranianas", afirmou o relatório. "As batalhas continuam em seis localidades."

    A Reuters não pôde verificar imediatamente os relatos do campo de batalha de ambos os lados devido a restrições de cobertura da guerra.

    O presidente Vladimir Putin disse na semana passada que uma incursão ucraniana na região russa de Kursk não conseguiu retardar o avanço russo no leste da Ucrânia e enfraqueceu as defesas de Kiev ao longo da linha de frente, em um impulso para Moscou.

    O principal comandante militar da Ucrânia disse na quinta-feira que a incursão de Kiev na região de Kursk estava funcionando e que não houve avanços russos sobre Pokrovsk nos seis dias anteriores.

    Ele disse que um dos objetivos da incursão em Kursk era desviar as forças russas de outras áreas, principalmente Pokrovsk e Kurakhove. A Rússia havia desviado um grande número de tropas para Kursk, mas também estava reforçando a frente de Pokrovsk, acrescentou.

    O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky afirmou que a operação em Kursk também tinha como objetivo impedir que as forças russas cruzassem a fronteira na direção oposta.

    Atualmente, a Rússia controla cerca de 80% de Donbas. Dado o ritmo dos avanços russos recentes no leste, alguns blogueiros de guerra russos expressaram preocupação de que o exército possa estar se estendendo demais.

    Putin ordenou o envio de dezenas de milhares de tropas para a Ucrânia há mais de dois anos e meio em uma operação que ele chama de "operação militar especial". A Ucrânia e seus aliados ocidentais prometeram derrotar as forças russas e expulsar todas as tropas russas.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados