TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Sanções redirecionam foco para yuan nas negociações de câmbio na Rússia

    A taxa de câmbio yuan/rublo definirá a trajetória para outros pares de moeda, anunciou o Banco Central russo

    Banco Central da Rússia (Foto: Maxim Shemetov/Reuters)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    (Sputnik) - A taxa de câmbio do yuan em relação ao rublo definirá a trajetória para outros pares de moeda com o rublo e se tornará um referencial para os participantes do mercado, disse o Banco da Rússia nesta quinta-feira.

    Na quarta-feira, o Departamento do Tesouro dos EUA introduziu um novo pacote de sanções contra a Rússia, incluindo à Bolsa de Valores de Moscou e ao Centro Nacional de Liquidação (NCC). O Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros emitiu licenças para restringir as operações com a Bolsa de Valores de Moscou, o Depósito Central de Liquidação e o NCC até 13 de agosto. A Bolsa de Valores de Moscou suspendeu as negociações em dólar americano, euro e dólar de Hong Kong.

    "A taxa de câmbio yuan/rublo definirá a trajetória para outros pares de moeda e se tornará um referencial para os participantes do mercado. Em maio, a participação do yuan nas negociações da Bolsa de Valores de Moscou foi de 54%. Assim, o yuan já se tornou a principal moeda nas negociações de câmbio", disse o regulador russo em um comunicado.

    Nos últimos dois anos, o papel do dólar e do euro no mercado russo tem diminuído consistentemente. Isso é resultado da redireção dos fluxos comerciais para o Leste e da mudança da moeda de pagamento para o rublo, o yuan e outras moedas, disse o Banco Central.

    "Quanto ao dólar e ao euro, eles continuarão a ser negociados no mercado de balcão (OTC). As negociações no mercado de balcão já superam há muito tempo o volume de transações nessas moedas na Bolsa de Valores de Moscou. As transações no mercado de balcão são realizadas tanto diretamente entre bancos, incluindo aqueles que envolvem bancos não residentes de países amigos, quanto com clientes, principalmente exportadores russos", disse o banco.

    O Banco da Rússia estabelecerá a taxa de câmbio oficial do rublo em relação a moedas estrangeiras com base em dados das negociações de balcão. A taxa de câmbio da moeda russa permanecerá unificada e baseada no mercado, acrescentou o comunicado.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados