Senadores sionistas dos EUA ameaçam promotor do TPI por possível mandado contra Netanyahu
"Você foi avisado", diz a carta assinada por 12 senadores sionistas em tom de ameaça
247 - Um grupo de 12 senadores republicanos sionistas dos Estados Unidos ameaçaram o promotor-chefe do Tribunal Penal Internacional (TPI), Karim Khan, com consequências "graves" para ele, sua família e funcionários se ele prosseguir com um mandado de prisão para o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. A informação foi divulgada pelo jornalista Mehdi Hasan, em sua conta pessoal nas redes sociais.
"Você foi avisado", diz o documento.
A carta de uma página é assinada por nomes como Tom Cotton, do Arkansas, Marco Rubio, da Flórida, e Ted Cruz, do Texas. Khan é alertado que quaisquer tentativas do TPI de deter Netanyahu e seus colegas para que respondam por suas ações genocidas em Gaza serão vistas “não apenas como uma ameaça à soberania de Israel, mas também à soberania dos Estados Unidos”.
“Vise Israel e nós o atacaremos”, disseram os senadores a Khan, acrescentando que “sancionarão seus funcionários e associados e barrarão você e suas famílias dos Estados Unidos”.
No final de abril, a Casa Branca disse que não apoiava uma possível ação do TPI contra autoridades israelenses, que supostamente incluem o ministro da Defesa israelense, Yoav Gallant, o chefe do Estado-Maior das Forças de Defesa de Israel, Herzi Halevi, e o próprio Netanyahu.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: