Sergey Lavrov e António Guterres se reúnem em Nova York
O chanceler russo e o secretário-geral da ONU discutiram sobre a situação geopolítica atual
TASS - O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, e o secretário-geral da ONU, António Guterres, se encontraram à margem da 79ª Sessão da Assembleia Geral da ONU, informou o Ministério das Relações Exteriores da Rússia em uma publicação no Telegram.
Em um comunicado divulgado após a reunião, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia disse que "a situação geopolítica atual e as tendências emergentes foram discutidas" e "as questões mais urgentes na agenda internacional, incluindo a situação no Oriente Médio e a zona de conflito israelense-palestina, foram examinadas".
Lavrov "mais uma vez enfatizou a importância da firme conformidade da administração e da equipe da ONU com os princípios de imparcialidade e equidistância, inclusive no que diz respeito aos crimes cometidos pelo regime de Kiev".
O principal diplomata russo também fez "um apelo urgente para impedir que agências da ONU se envolvam em iniciativas supostamente pacíficas politizadas no contexto da crise ucraniana".
"Atenção especial foi dada a vários aspectos da cooperação entre a Rússia e a ONU", diz o comunicado.
Lavrov também disse que o secretário-geral da ONU precisa invocar o procedimento de arbitragem contra os Estados Unidos pelas violações de Washington ao Acordo de Sede com a ONU.
Por sua vez, o gabinete do porta-voz do Secretário-Geral da ONU emitiu um comunicado à imprensa: "O Secretário-Geral e o Ministro das Relações Exteriores discutiram os últimos desenvolvimentos sobre questões na agenda do Conselho de Segurança. Eles trocaram opiniões sobre a guerra na Ucrânia e suas implicações regionais e globais. Eles também discutiram a cooperação ONU-Rússia, bem como a implementação do Pacto para o Futuro."
No início do dia, Lavrov se encontrou com o vice-primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores da Jordânia, Ayman Safadi; o presidente do Conselho de Soberania Transitória da República do Sudão, Abdel Fattah al-Burhan; o ministro das Relações Exteriores do Uzbequistão, Bakhtiyor Saidov; o ministro das Relações Exteriores e Cooperação Internacional do Mali, Abdoulaye Diop; a ministra das Relações Exteriores da Bolívia, Celinda Sosa Lunda; o presidente do Conselho de Liderança Presidencial do Iêmen, Rashad Muhammad al-Alimi; o ministro das Relações Exteriores, Cooperação Africana e Expatriados do Marrocos, Nasser Bourita; e o ministro das Relações Exteriores do Cazaquistão, Murat Nurtleu.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: