TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Síria recebeu quase meio milhão de deslocados do Líbano

    Só no último dia, cerca de 2.500 libaneses e mais de 1.500 sírios entraram na Síria

    Deslocados do Líbano pela agressão israelense (Foto: Prensa Latina )

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    Prensa Latina - O Departamento de Imigração e Passaportes da Síria revelou nesta terça-feira (5), que o país recebeu 481 mil pessoas deslocadas pelas agressões israelenses contra o Líbano, incluindo 300 mil sírios e 179 mil libaneses.

    Citado pelo jornal nacional Al-Watan, o referido Departamento destacou que só no último dia, cerca de 2.500 libaneses e mais de 1.500 sírios entraram na Síria.

    Por seu lado, o Crescente Vermelho Árabe Sírio continua envolvido na resposta humanitária às famílias que chegam do Líbano através das suas equipes de voluntários nas passagens de fronteira e nos seus alojamentos.

    Indicou que aos deslocados são oferecidos alimentos e materiais para satisfazer as suas necessidades básicas e ajudar na adaptação.

    Anteriormente, o Ministro sírio dos Assuntos Sociais e do Trabalho, Samar Al-Sibai, denunciou que a resposta humanitária das organizações internacionais à questão das pessoas deslocadas do Líbano tem sido tímida e insuficiente até agora.

    As necessidades são muito grandes e esperamos maiores contribuições destas organizações, especialmente no que diz respeito às famílias sírias que regressaram às suas casas, disse o responsável.

    Explicou que alguns regressaram às suas casas destruídas que necessitam de reconstrução ou restauro, além da falta de muitos serviços, e acrescentou que a necessidade é muito grande.

    No entanto, reconheceu que a resposta humanitária das organizações não-governamentais e agências governamentais estava ao mais alto nível, uma vez que durante anos prestaram muitos serviços aos próprios sírios, e hoje incluem os do Líbano.

    Por outro lado, o ministro denunciou que as sanções econômicas unilaterais afetam todos os aspectos da vida dos sírios, pelo que o trabalho está a ser feito dentro da capacidade disponível.

    Estas medidas punitivas são absolutamente injustas e não se baseiam em nenhum documento legal e não têm qualquer aspecto humanitário. Pelo contrário, aumentam o sofrimento humano e constituem um grande fardo para os cidadãos sírios e libaneses deslocados, disse ele.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados