Trump diz que o BRICS "morreu" após ameaças de tarifas de 100%
'Se quiserem brincar com o [dólar americano], serão atingidos', afirmou o presidente dos EUA
247 - O presidente norte-americano, Donald Trump, disse nesta quinta-feira que o BRICS "morreu" no momento em que ele ameaçou impor tarifas de 100% sobre os países que supostamente avançassem com uma nova moeda para desafiar o dólar.
“O BRICS foi criado para um propósito ruim, e a maioria dessas pessoas não quer isso. Eles nem querem falar sobre isso agora. Eles têm medo de falar sobre isso porque eu disse a eles que, se quiserem brincar com o [dólar americano], serão atingidos com uma tarifa de 100% no dia em que mencionarem que querem fazer isso”, disse Trump a repórteres. “O BRICS morreu no minuto em que eu mencionei isso.”
O bloco econômico é formado por 11 membros plenos - África do Sul, Arábia Saudita, Brasil, China, Emirados Árabes Unidos, Egito, Etiópia, Índia, Irã, Indonésia e Rússia.
O Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), que pertence ao BRICS, é administrado pelo Conselho de Governadores, integrado pelos ministérios das Finanças dos membros, e presidido, desde 2023, por Dilma Rousseff, cujo mandato se encerra em julho de 2025 (com Sputnik).
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: