TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Trump critica BRICS alegando que atividade do grupo seria "terrível" para os EUA

    "Seria terrível para o nosso país. Seria ruim para o mundo. Eles queriam enfraquecer o dólar. Seis nações se reuniram. Eles querem minar o dólar", disse

    Donald Trump e BRICS (Foto: Reuters)
    Paulo Emilio avatar
    Conteúdo postado por:

    247 - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a tentativa do BRICS de "minar o dólar" poderia ter consequências severas para os Estados Unidos e para a economia global. A declaração ocorre em meio a discussões dentro do bloco sobre a ampliação de acordos comerciais em moedas nacionais e a possibilidade de criação de uma moeda comum. Até o momento, no entanto, nenhuma decisão final foi tomada sobre o tema.

    Em janeiro, Trump ameaçou impor tarifas de 100% sobre todas as importações provenientes dos países do BRICS caso o bloco lançasse uma nova moeda ou apoiasse qualquer alternativa para substituir o dólar estadunidense. Agora, ele voltou a criticar a influência da associação, afirmando que sua estratégia representa um risco para a estabilidade econômica.

    "Sabe, isso seria terrível para o nosso país. Seria ruim para o mundo. Eles queriam enfraquecer o dólar. Seis nações se reuniram. Eles querem minar o dólar", disse Trump a jornalistas na Casa Branca, ao comentar as ações dos membros do BRICS, segundo a Sputnik.

    Atualmente, o BRICS, que em 2025 será liderado pelo Brasil, é composto por dez nações: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Emirados Árabes Unidos, Irã, Etipóia, Egito e Indonésia. O bloco tem expandido suas influências geopolítica e econômica nos últimos anos, o que tem despertado preocupação em Washington.

    O economista e analista político iraniano Ruhollah Modabber afirmou recentemente à Sputnik que a posição dura de Trump em relação ao BRICS reflete o crescimento da relevância do bloco no cenário internacional. "O BRICS alcançou uma posição influente, e os EUA temem o impacto que isso pode ter na hegemonia do dólar", afirmou Modabber.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados