TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Trump diz que Putin e Zelensky estão prontos para acordo sobre a Ucrânia

      Presidente dos EUA afirmou que há avanços significativos nas discussões e demonstrou otimismo ao comparar sua abordagem com a dos líderes europeus

      Presidente dos EUA, Donald Trump - 31/03/2025 (Foto: REUTERS/Leah Millis)
      José Reinaldo avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (3) que tanto o presidente da Rússia, Vladimir Putin, quanto o presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, estão dispostos a chegar a um acordo que ponha fim ao conflito no Leste Europeu. As declarações foram feitas a bordo do avião presidencial Air Force One, durante viagem de Washington para Miami, e foram divulgadas originalmente pela agência russa TASS.

      "Ele está pronto para fazer um acordo", disse Trump sobre Zelensky. Em seguida, acrescentou: "E acho que o presidente Putin está pronto para fazer um acordo."

      Durante a breve conversa com jornalistas, Trump expressou confiança em sua capacidade de intermediar um desfecho para a guerra que já dura mais de três anos. "A Europa não teve sucesso em lidar com o presidente Putin, mas acho que terei sucesso", declarou o presidente dos EUA, traçando um contraste entre seus esforços diplomáticos e a atuação de líderes europeus.

      Trump também afirmou que "muito progresso foi feito" nas tratativas voltadas para uma solução negociada da guerra. Segundo ele, houve recentemente uma conversa telefônica com Zelensky, embora o presidente norte-americano não tenha deixado claro se se referia à ligação realizada em 19 de março ou a um novo contato posterior.

      As falas de Trump marcam mais um episódio de sua atuação direta nas questões diplomáticas internacionais, com um tom caracteristicamente autoconfiante. A menção à disposição de ambos os lados para um possível acordo reacende as discussões sobre o papel dos EUA como mediador no conflito e reforça a intenção de Trump de protagonizar uma possível resolução negociada.

      Até o momento, nem o Kremlin nem o governo ucraniano comentaram oficialmente as declarações do presidente norte-americano. 

      A agência TASS, que cobriu a declaração diretamente, lembrou que esta não é a primeira vez que Trump manifesta otimismo quanto à possibilidade de encerrar o conflito. Ele já havia sugerido anteriormente que uma resolução poderia ser alcançada rapidamente sob sua liderança, embora detalhes concretos sobre sua estratégia continuem escassos.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados