TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Trump ordena corte de financiamento federal para imigrantes indocumentados

    Decreto presidencial visa restringir benefícios a estrangeiros em situação irregular e reforçar políticas migratórias

    Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Foto: Nathan Howard / Reuters)
    Camila França avatar
    Conteúdo postado por:

    247- Em mais uma medida para endurecer as políticas de imigração nos Estados Unidos, o presidente Donald Trump assinou, nesta quarta-feira (20), um decreto que ordena a identificação e o corte de fundos federais destinados a imigrantes indocumentados. A informação foi divulgada pela Casa Branca, que destacou a iniciativa como parte dos esforços para "garantir que os recursos dos contribuintes não sejam utilizados para estimular ou apoiar a imigração ilegal".

    O decreto, de acordo com informações do Uol, "ordena aos departamentos e agências federais que identifiquem todos os programas financiados pelo governo federal que proporcionem benefícios financeiros a estrangeiros em situação irregular e que adotem medidas corretivas". Além disso, o texto busca "garantir que os fundos federais destinados aos Estados e municípios não sejam utilizados para reforçar políticas de ‘santuários’ ou para ajudar a imigração ilegal".

    A medida também exige "melhorias na verificação da elegibilidade, para evitar que sejam concedidos benefícios a pessoas em situação irregular nos Estados Unidos". Desde o início de seu mandato, em janeiro de 2025, Trump tem anunciado uma série de ações para limitar a imigração, incluindo a promessa de realizar "a maior campanha de deportação de migrantes sem documentos da história dos Estados Unidos".

    Imigrantes indocumentados geralmente não têm acesso a auxílios federais, exceto em casos de emergência. A nova ordem, no entanto, reforça as restrições e amplia o controle sobre o uso de recursos públicos, alinhando-se à agenda de Trump para conter a imigração irregular.

    A decisão já gera debates entre defensores de direitos humanos e grupos pró-imigração, que criticam o impacto da medida sobre comunidades vulneráveis.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados