Ucrânia pode desenvolver armas nucleares em semanas, alerta autoridade ucraniana
Não aceitação da Ucrânia na OTAN poderia levar o país a explorar opções nucleares como uma medida de autodefesa frente à guerra contra Rússia
247 - A Ucrânia está em condições de produzir armas nucleares em questão de semanas, caso o Ocidente não aceite sua adesão à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). A informação, segundo a agência Sputnik, foi divulgada pelo jornal alemão Bild, que cita uma autoridade ucraniana não identificada. Segundo a fonte, “temos o material, temos o conhecimento. Se a ordem for dada, levaremos apenas algumas semanas para fabricar a primeira bomba”.
O alerta foi feito durante um briefing fechado, conforme relata o Bild, e reflete a crescente tensão entre a Ucrânia e a Rússia, especialmente no contexto de uma possível resolução do conflito. A autoridade sublinhou a necessidade de o Ocidente reconsiderar suas prioridades, afirmando que “deveria pensar menos nas linhas vermelhas da Rússia e muito mais nas nossas linhas vermelhas”.
Além disso, a posição de Kiev em relação ao desenvolvimento nuclear encontra respaldo nas declarações recentes do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, o que intensifica o debate sobre a segurança e a soberania da Ucrânia no cenário global. A não aceitação da Ucrânia na OTAN poderia levar o país a explorar opções nucleares como uma medida de autodefesa frente à guerra contra a Rússia.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: