TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Vendas da Tesla na Europa despencam 45% em janeiro, com queda acentuada na Alemanha

      Fabricante de carros elétricos de Elon Musk enfrenta recuo significativo em meio ao crescimento do mercado de veículos elétricos no continente

      (Foto: Reprodução)
      Camila França avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - A Tesla, empresa de carros elétricos liderada pelo nazista Elon Musk, registrou uma queda expressiva de 45% nas vendas na Europa em janeiro de 2025, segundo dados divulgados pela Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA). A informação confirma uma tendência de retração que já vinha sendo observada em outros mercados, destaca reportagem do Metrópoles.

      A participação da Tesla no total de emplacamentos de novos veículos no continente caiu de 1,8% em janeiro de 2024 para 1% no mesmo período deste ano. A queda foi ainda mais acentuada na Alemanha, onde está localizada a única fábrica da empresa no continente: as vendas despencaram 59,5% em comparação com janeiro do ano passado. Outros mercados importantes também registraram recuos significativos: na França, a queda foi de 63%, na Noruega, de 38%, e no Reino Unido, de 8%.

      O desempenho da Tesla contrasta com o crescimento geral do mercado de carros elétricos na Europa, que registrou um aumento de 37% nas vendas em janeiro, totalizando 166 mil unidades. Enquanto isso, a chinesa SAIC Motor, parceira da Audi na China e apoiada pelo governo de Pequim, viu suas vendas subirem 37% no mesmo período, alcançando 23 mil veículos.

      Declarações de Musk geram repercussão

      A queda nas vendas da Tesla ocorre em um momento em que Elon Musk tem feito declarações polêmicas sobre temas sensíveis para a política e a economia da União Europeia. O bilionário nazista, que integra o alto escalão do governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recentemente manifestou apoio ao partido de extrema direita alemão Alternativa para a Alemanha (AfD), antes das eleições no país, realizadas no último domingo (23).

      Além disso, Musk criticou o governo do Reino Unido, liderado por Keir Starmer, do Partido Trabalhista, e classificou a União Europeia como “antidemocrática”. Essas declarações têm gerado debates sobre o impacto das opiniões públicas do CEO na imagem da marca e em suas vendas no continente.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados