Ventos aumentam, ameaçando novamente Los Angeles devastada pelo fogo
Mais de 90 mil pessoas na área de Los Angeles estão sob ordens de evacuação
Reuters - Os bombeiros de Los Angeles se prepararam para ventos fortes durante a noite até terça-feira (14), rajadas que podem alimentar dois incêndios florestais monstruosos que já arrasaram bairros inteiros, mataram pelo menos duas dúzias de pessoas e queimaram uma área do tamanho de Washington, DC.
Um alerta de bandeira vermelha estava em vigor na noite de segunda-feira, quando ventos secos e perigosos de Santa Ana ganharam velocidade. Rajadas podem atingir 75 mph (120 km/h) a partir de cerca de 4h da terça-feira (1200 GMT), disse David Roth, meteorologista do Centro de Previsão do Tempo do Serviço Nacional de Meteorologia.
Mais de 8.500 bombeiros atacaram os incêndios pelo ar e pelo solo, evitando que os incêndios em ambas as extremidades de Los Angeles se espalhassem durante a noite.
"Essa situação é tão ruim quanto possível", disse a chefe dos bombeiros de Los Angeles, Kristin Crowley, aos moradores locais. "Não estamos a salvo. Autoridades estaduais da Califórnia estavam pré-posicionando equipes de combate a incêndios em Los Angeles, bem como em outros condados do sul da Califórnia que também estavam sob alto risco de incêndio.
Destacando os riscos, um novo incêndio pequeno, mas de rápido avanço, irrompeu em um matagal no leito do Rio Santa Clara, no Condado de Ventura, a noroeste de Los Angeles. Equipes de solo e vários helicópteros estavam trabalhando para conter o que havia sido apelidado de Incêndio Automático, que estava queimando perto de um campo de golfe, mas ainda não ameaçava casas.
Os dois principais incêndios florestais ocorreram na semana passada, alimentados por ventos com força de furacão que trouxeram ar seco dos desertos do interior.
Pelo menos 24 pessoas morreram nos incêndios desde então, de acordo com o legista do Condado de Los Angeles.
Os incêndios florestais destruíram ou danificaram mais de 12.000 estruturas, transformando bairros inteiros em cinzas fumegantes e pilhas de escombros, deixando uma paisagem apocalíptica .
Na segunda-feira, mais de 92.000 pessoas no Condado de Los Angeles estavam sob ordens de evacuação — abaixo do recorde anterior de mais de 150.000 — enquanto outras 89.000 enfrentavam avisos de evacuação.
O incêndio Palisades, que destruiu comunidades de luxo no flanco oeste de Los Angeles, queimou 23.713 acres (96 km²) e foi contido em 14%, um número que representa a porcentagem do perímetro do incêndio que os bombeiros têm sob controle.
O incêndio Eaton, no sopé das Montanhas San Gabriel, a leste da cidade, consumiu outros (57 km²) e foi contido em 33%, informou o Departamento de Silvicultura e Proteção contra Incêndios da Califórnia (Cal Fire).
Um terceiro incêndio de 799 acres (3,2 km²) ao norte da cidade foi 95% contido e três outros incêndios no condado foram totalmente controlados nos últimos dias.
Os policiais estão encontrando restos humanos todos os dias enquanto vasculham áreas queimadas de Altadena, onde o incêndio de Eaton começou, disse o xerife do Condado de Los Angeles, Robert Luna.
"É uma tarefa muito sombria", disse Luna, acrescentando que espera que o número de mortos confirmados aumente nos próximos dias.
O governador da Califórnia, Gavin Newsom, disse que a tempestade de fogo pode ser classificada como o desastre natural mais devastador da história dos EUA. Já é o incêndio florestal mais custoso em termos de perdas seguradas.
O promotor público do Condado de Los Angeles, Nathan Hochman, disse na segunda-feira que 10 pessoas foram presas em conexão com os incêndios. Nove pessoas foram presas por roubos residenciais em áreas atingidas pelo fogo. Outra pessoa foi presa por incêndio criminoso, por supostamente tentar atear fogo em uma árvore na cidade de Azusa, cerca de 20 milhas (32 km) a nordeste do centro de Los Angeles.
O senador americano Adam Schiff, democrata da Califórnia, disse durante uma entrevista coletiva na segunda-feira que havia "um lugar especial no inferno" para saqueadores.
Acompanhado por agentes da lei, ele acrescentou: "E se as pessoas atrás de mim tiverem algo a dizer sobre isso, haverá um lugar especial na prisão para vocês também."
Enquanto isso, o Departamento de Água e Energia de Los Angeles foi processado na segunda-feira por alegações de que falhou em gerenciar adequadamente os suprimentos de água essenciais para combater o mortal incêndio Palisades, mostrou um processo judicial. Os moradores que processaram alegam que o departamento deveria ter mantido água em um reservatório próximo, que estava seco quando o incêndio começou na última terça-feira.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: