Visita de Xi Jinping a países do Sudeste Asiático têm grande importância para a paz e o desenvolvimento, diz porta-voz
Xi faz as suas primeiras visitas ao exterior em 2025 a países do Sul Global
Xinhua - As próximas visitas do presidente chinês Xi Jinping ao Vietnã, Malásia e Camboja são suas primeiras viagens ao exterior neste ano e têm importância significativa para o desenvolvimento geral das relações da China com os três países e a ASEAN como um todo, disse um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China na sexta-feira (11).
O porta-voz Lin Jian disse em uma coletiva de imprensa diária que as visitas também devem injetar um novo impulso para a paz e o desenvolvimento na região e no mundo em geral.
Xi, também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China, fará uma visita de Estado ao Vietnã de 14 a 15 de abril, a convite do Secretário-Geral do Comitê Central do Partido Comunista do Vietnã, To Lam, e do Presidente da República Socialista do Vietnã, Luong Cuong.
O presidente Xi também fará visitas de Estado à Malásia e ao Camboja de 15 a 18 de abril, a convite do rei da Malásia, Sultão Ibrahim, e do rei Norodom Sihamoni, do Camboja.
Lin disse que a China prioriza seus esforços diplomáticos em suas regiões vizinhas, enfatizando que a China e o Sudeste Asiático compartilham um destino comum como bons vizinhos, bons amigos e bons parceiros.
Recentemente, uma conferência central sobre o trabalho relacionado aos países vizinhos foi realizada com sucesso, deixando claro que a China continuará a seguir o princípio de amizade, sinceridade, benefício mútuo e inclusão na diplomacia de vizinhança e a unir forças com os países vizinhos para promover a cooperação amigável, aumentar o entendimento e a confiança mútuos e promover o desenvolvimento e a revitalização conjuntos, observou Lin.
China e Vietnã são vizinhos socialistas amigáveis e ambos estão promovendo reformas e inovações de acordo com suas condições nacionais, disse Lin, acrescentando que fortalecer a unidade e a cooperação atende aos interesses comuns de ambos os lados.
Durante a visita, Xi se reunirá com o secretário-geral To Lam e com o presidente Luong Cuong, o primeiro-ministro vietnamita Pham Minh Chinh e o presidente da Assembleia Nacional do Vietnã, Tran Thanh Man, de acordo com Lin.
O lado chinês espera aproveitar esta oportunidade para fortalecer a amizade tradicional de "camaradas e irmãos" entre a China e o Vietnã, aumentar a confiança mútua estratégica, aprofundar a cooperação prática e promover a construção de uma comunidade China-Vietnã com um futuro compartilhado, disse Lin.
China e Malásia, importantes países em desenvolvimento e economias emergentes na região Ásia-Pacífico, têm observado um alto nível de desenvolvimento em suas relações nos últimos anos, guiadas pela visão estratégica de seus líderes, afirmou Lin. Em 2023, as duas partes alcançaram um importante consenso sobre a construção conjunta de uma comunidade China-Malásia com um futuro compartilhado, inaugurando uma nova etapa histórica nas relações bilaterais.
Esta visita do Presidente Xi à Malásia ocorre cerca de 12 anos após sua visita anterior, marcando um marco importante nas relações China-Malásia, disse Lin. Durante a visita, Xi se encontrará com o Rei da Malásia, Sultão Ibrahim, e manterá conversas com o Primeiro-Ministro da Malásia, Anwar Ibrahim.
A China espera aproveitar esta visita como uma oportunidade para fortalecer ainda mais a cooperação política e de segurança entre os dois países, aprofundar o alinhamento das estratégias de desenvolvimento, melhorar os intercâmbios culturais e melhorar a coordenação em questões internacionais e regionais, acrescentou Lin.
Observando que o Camboja é um vizinho tradicionalmente amigável e amigo inabalável da China, Lin disse que, sob a orientação estratégica dos líderes dos dois países, a comunidade China-Camboja com um futuro compartilhado entrou em uma nova era de alta qualidade, alto nível e alto padrão.
Durante a visita, o presidente Xi se encontrará separadamente com o rei Norodom Sihamoni do Camboja e sua mãe, a ex-rainha Norodom Monineath Sihanouk, bem como com o presidente do Senado cambojano, Samdech Techo Hun Sen, que também é presidente do Partido Popular Cambojano. Xi também se reunirá com o primeiro-ministro cambojano, Hun Manet, de acordo com Lin.
Os dois lados explorarão o novo posicionamento das relações China-Camboja e trocarão opiniões aprofundadas sobre cinco áreas principais: confiança política mútua, cooperação mutuamente benéfica, garantia de segurança, intercâmbios entre pessoas e coordenação estratégica, acrescentou Lin.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: