TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Visitas de Putin à Ásia prejudicaram planos ocidentais de isolar a Rússia, diz especialista chinês

    Segundo Zou Zhibo, as viagens do líder russo à China, Coreia do Norte e Vietnã "indicam a determinação da Rússia de se desenvolver em direção ao leste"

    Os presidentes Vladimir Putin e Xi Jinping assinaram uma Declaração Conjunta em 16 de Maio de 2024 (Foto: Xinhua )

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    TASS - As visitas do presidente russo Vladimir Putin aos países asiáticos China, Coreia do Norte e Vietnã causaram um impacto significativo nos planos do Ocidente coletivo de isolar a Rússia, disse um especialista chinês à TASS.

    "As visitas de Putin à China, Coreia do Norte e Vietnã não só fortaleceram as relações tradicionais de amizade entre a Rússia e esses países, mas também, na situação atual, romperam ainda mais o isolamento internacional da Rússia promovido pelo Ocidente," enfatizou Zou Zhibo, vice-diretor do Instituto de Economia e Política Mundial.

    De acordo com o especialista, as viagens mencionadas do líder russo "indicam a determinação da Rússia de se desenvolver em direção ao leste." Zou, que também é membro do comitê do Instituto Nacional de Estratégia Global da Academia Chinesa de Ciências Sociais (CASS), acredita que isso é "muito importante para o desenvolvimento futuro da Rússia."

    No que diz respeito à visita de Putin à China, esta fortaleceu a parceria estratégica abrangente entre China e Rússia, ao mesmo tempo que mostrou ao mundo inteiro que as relações China-Rússia resistiram ao teste do tempo em meio à turbulência internacional, acrescentou Zou.

    Visitas de Putin à Ásia

    Nos dias 16 e 17 de maio, o presidente russo fez uma visita de Estado à China, onde teve conversações com o líder chinês Xi Jinping. Xi e Putin discutiram toda a gama de questões relativas à cooperação bilateral, com foco na economia. Os dois líderes também emitiram uma declaração conjunta.

    De 18 a 20 de junho, Putin viajou para a Coreia do Norte e o Vietnã. Durante sua visita a Pyongyang, foi assinado um tratado de parceria estratégica abrangente, e em Hanói, Rússia e Vietnã assinaram 11 documentos e emitiram uma declaração "Sobre o aprofundamento da parceria estratégica abrangente no contexto do 30º aniversário da implementação do Tratado de Princípios de Relações Amigáveis Russo-Vietnamitas."

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados