TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Warren Buffett defende aumento de impostos para compensar crescentes déficits dos EUA

    Buffett disse que as políticas fiscais podem ser mais problemáticas

    Warren Buffett (Foto: REUTERS/Rick Wilking)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    Reuters - Warren Buffett disse que espera que o governo dos EUA aumente os impostos para lidar com o aumento dos déficits fiscais em vez de reduzir os gastos.

    "Eu acho que impostos mais altos são prováveis", disse ele no sábado durante a reunião anual de acionistas da Berkshire Hathaway em Omaha.

    "Eles podem decidir que um dia não querem que o déficit fiscal seja tão grande porque isso tem algumas consequências importantes. Então, eles podem não querer reduzir os gastos e podem decidir que vão pegar uma porcentagem maior do que possuímos, e vamos pagar isso", disse ele.

    O Escritório de Orçamento do Congresso estimou em suas últimas projeções orçamentárias de longo prazo que os déficits federais subirão para 8,5% do produto interno bruto em fiscal 2054, de 5,5% em fiscal 2024. Os déficits orçamentários dos EUA devem piorar se os cortes de impostos introduzidos em 2017 forem renovados no próximo ano.

    Perguntado se estava preocupado com os níveis rapidamente crescentes da dívida do governo dos EUA, Buffett disse que o que o preocupava era o déficit fiscal mais do que o tamanho do mercado de títulos do Tesouro - que agora está quase em US$ 27 trilhões.

    "Minha melhor especulação é que a dívida dos EUA será aceitável por um tempo muito longo porque não há muita alternativa", disse ele, referindo-se ao dólar dos EUA como a principal moeda de reserva do mundo.

    Buffett disse que, enquanto o foco do mercado está nos próximos passos que o banco central dos EUA tomará para combater a inflação, as políticas fiscais podem ser mais problemáticas.

    "Jay Powell é... um homem muito, muito sábio", disse ele, referindo-se ao presidente do Federal Reserve. "Mas ele não controla a política fiscal."

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados