Xi Jinping pede que os países do “Brics Plus” defendam a paz e alcancem a segurança comum
A ascensão coletiva do Sul Global é uma característica distintiva da grande transformação do mundo, afirmou o Presidente chinês na reunião do Brics Plus
247 - O presidente chinês, Xi Jinping, pediu nesta quinta-feira (24) aos países do "BRICS Plus" que defendam firmemente a paz e lutem pela segurança comum.
Xi fez as observações ao discursar no diálogo de líderes do “BRICS Plus”. Leia a íngtegra:
Sua Excelência o Senhor Presidente Vladimir Putin, Colegas, Gostaria de agradecer ao Presidente Putin e ao governo Russopelaorganização deste Diálogo “BRICS Plus” e dar as calorosas boas-vindas a todos os líderes hoje presentes. É uma grande satisfação me reunir com velhos e novos amigos em Kazan.
A ascensão coletiva do Sul Global é uma característica distintiva da grande transformação do mundo. A marcha conjunta para a modernização dos países do Sul Global é monumental na história do mundo e da civilização humana. Ao mesmo tempo, paz e desenvolvimento ainda enfrentam desafios severos, e o caminho à prosperidade para o Sul Global não será fácil. Ficando na dianteira do Sul Global, nós devemos utilizar nossa sabedoria e força coletivas, e assumir nossa responsabilidade na formação de uma comunidade com futuro compartilhado para a humanidade.
— Devemos salvaguardar a paz e buscar a segurança comum. Devemos formar uma força estabilizadora pela paz. Devemos reforçar a governança global de segurança, e explorar soluções para tratar tanto sintomas quanto raízes das questões candentes. Muitas partes responderam positivamente à minha Iniciativa para a Segurança Global. Sob a Iniciativa, fizemos progressos proeminentes na manutenção da estabilidade regional e em várias outras áreas. China e Brasil emitiram Seis Entendimentos Comuns, e lançaram juntos o Grupo de Amigos da Paz sobre a crise na Ucrânia junto com outros países do Sul Global. Devemos promover a desescalada o quanto antes para abrir caminho para uma solução política. Em julho passado, as facções palestinas se reconciliaram em Beijing, dando um passo chave à paz no Oriente Médio. Devemos continuar promovendo cessar-fogo abrangente na Faixa de Gaza e reativar a solução de dois Estados. Precisamos impedir as chamas de guerra de espalhar no Líbano e pôr fim ao sofrimento miserável na Palestina e no Líbano.
— Devemos revigorar o desenvolvimento e buscar a prosperidade comum. O Sul Global emergiu para o desenvolvimento e prosperou mediante o desenvolvimento. Devemos ser a principal força motriz para o desenvolvimento comum. Devemos desempenhar um papel ativo de liderança na reforma da governança econômica global, fazendo do desenvolvimento o núcleo da agenda econômica e comercial internacional. A Iniciativa para o Desenvolvimento Global, apresentada há três anos, tem mobilizado aproximadamente US$20 bilhões para o desenvolvimento e lançado mais de 1.100 projetos. Recentemente, foi estabelecido em Shanghai o Centro de Excelência da Aliança Global
sobre Inteligência Artificial para Indústria e Manufatura. A China também construirá um Portal da Comunidade Global de Aduanas Inteligentes e um Centro de Excelência de Aduanas do BRICS. Todos os países são bem-vindos a participar ativamente.
— Devemos promover juntos o desenvolvimento de todas as civilizações e buscar a harmonia entre elas. A Diversidade da Civilização é a qualidade inata do mundo. Devemos ser promotores para intercâmbios entre civilizações. Devemos reforçar comunicação e diálogo, e nos apoiar um ao outro ao escolher caminho à modernização correspondente às condições nacionais de cada um. A Iniciativa para a Civilização Global que apresentei visa justamente construir um jardim civilizações do mundo no qual podemos compartilhar e admirar a beleza de cada uma delas. A China coordenará com outros para formar uma Aliança de Think Tanks do Sul Global para promover o intercâmbio entre povos e o compartilhamento de experiências de governança.
Colegas,
Na Terceira Sessão Plenária do seu 20º Congresso Nacional, o PartidoComunista da China traçou planos sistêmicos sobre um maior aprofundamento integral da reforma em busca da modernização chinesa, o que oferecerá ainda mais oportunidades para o mundo. No mês passado, realizamos em Beijing uma cúpula exitosa do Fórum De Cooperação China-África e lançamos dez ações de parceria para China e África promoverem juntos a modernização, o que injetará nova energia no Sul Global no seu caminho à modernização. Sejam como forem as mudanças da situação internacional, nós chineses sempre colocaremos o Sul Global em nossos corações e manter nossas raízes no Sul Global. Apoiaremos mais países do Sul Global a aderir à causa do BRICS como membros plenos, países parceiros ou no formato do “BRICS Plus”, para que possamos unir a grande força do Sul Global para formar juntos uma comunidade com futuro compartilhado para a humanidade.
Obrigado!
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: