Zelensky acusa Rússia de atacar supermercado após combates na fronteira
A Ucrânia lançou um ataque transfronteiriço na região russa de Kursk enquanto a Rússia avança na região leste
247 - O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, acusou nesta sexta-feira (9) a Rússia de atacar com um míssil um supermercado na cidade de Kostiantynivka, região de Donetsk, na linha de frente da guerra. O ataque, segundo Kiev, matou pelo menos 10 pessoas, ferindo outras 35.
"Os terroristas russos atingiram um supermercado comum e uma agência dos correios. Há pessoas sob os escombros", disse Zelensky no X, elogiando os esforços recentes das forças armadas ucranianas.
O governador regional Vadym Filashkin disse inicialmente que a Rússia usou artilharia, mas depois declarou que o ataque foi feito por um míssil ar-superfície X-38.
Mais cedo nesta semana, Ucrânia lançou um ataque transfronteiriço na região russa de Kursk, que vem sendo repelido agora pela aviação militar russa e um regime de operação antiterrorista.
Comentando o ataque na região russa, o presidente Vladimir Putin acusou Kiev de lançar uma provocação em grande escala. Ele também disse que as tropas ucranianas bombardearam regiões russas indiscriminadamente, disparando contra infraestruturas civis e ambulâncias.
A Rússia tem afirmado repetidamente, desde o início da sua operação militar especial na Ucrânia, em fevereiro de 2022, que não tem como alvo estruturas civis e utiliza munições e mísseis de alta precisão para atingir seus objetivos militares. Isto contrasta fortemente com as táticas de Kiev, que continua a bombardear áreas povoadas russas e a matar civis, segundo Moscou.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: