HOME > Mundo

Zelensky teme por sua sobrevivência política se aceitar acordo com a Rússia, diz mídia americana

O líder ucraniano, cujo mandato expirou recentemente, poderá ser afastado pela extrema direita que chegou ao poder em 2014, segundo uma revista norte-americana

Volodymyr Zelensky (Foto: POOL/REUTERS)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Sputnik - A Ucrânia deveria concordar com os termos da Rússia para fazer a paz, mas isso não acontecerá, escreve na quinta-feira (20) a revista norte-americana The American Conservative.

"[…] Dada a situação atual da Ucrânia – ruína econômica, milhões de refugiados e centenas de milhares de vítimas de guerra – a Ucrânia deveria considerar a possibilidade de aceitar esse acordo [de paz com a Rússia]. Mas eles não farão isso pelo simples fato de que [Vladimir] Zelensky provavelmente não sobreviverá se o fizer", indica a mídia.

A revista sublinha que os representantes da extrema direita que desencadearam o conflito em 2014 poderão buscar a expulsão definitiva de Zelensky porque o mandato constitucional de Zelensky expirou.

Vladimir Putin, presidente da Rússia, apresentou recentemente novas propostas de paz para solucionar o conflito na Ucrânia, que preveem o reconhecimento do status da Crimeia, das repúblicas populares de Donetsk e Lugansk, e das regiões de Kherson e Zaporozhie como regiões russas, a consolidação do status não alinhado e livre de armas nucleares da Ucrânia, sua desmilitarização e desnazificação, e o cancelamento das sanções impostas à Rússia.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Kiev, por sua vez, rejeitou a iniciativa.

Putin também tem sublinhado que o mandato presidencial de Zelensky expirou e que sua legitimidade já não pode ser restaurada. Dmitry Peskov, porta-voz do presidente da Rússia, esclareceu que o líder russo não rejeita a possibilidade de negociações com a Ucrânia porque há outras autoridades legítimas no país.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO