TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Chanceler ucraniano sinaliza conversas indiretas com Rússia na próxima cúpula de paz

    Dmytro Kuleba sugeriu que um país do Sul Global poderia sediar a cúpula após a Suíça

    Dmytro Kuleba (Foto: Reuters)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    (Sputnik) - Kiev poderia concordar com a presença russa na próxima cúpula internacional sobre a Ucrânia se os contatos fossem geridos de maneira similar à realizada em Istambul em 2022, disse o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, nesta sexta-feira (21). 

    "A participação da Rússia na segunda cúpula é possível dentro de um quadro semelhante à Iniciativa de Grãos do Mar Negro... Naquela época, a Ucrânia realizou conversas com a Turquia e a ONU, e então a Turquia e a ONU negociaram com a Rússia", disse Kuleba, citado pelo site de notícias ucraniano Mirror.

    O ministro disse no último domingo que a próxima conferência internacional sobre a Ucrânia deveria levar ao fim do conflito e que a Rússia poderia fazer parte dessas negociações.

    Kuleba sugeriu nesta sexta-feira que um país do Sul Global poderia sediar a cúpula após a Suíça, com a Arábia Saudita sendo uma das opções na mesa. "Atualmente, queremos realizar a segunda cúpula em um dos países do chamado Sul Global. E há muitos interessados que mostram interesse em sediá-la", acrescentou.

    A Suíça sediou uma conferência de alto nível sobre a Ucrânia no resort de Buergenstock, nos arredores de Lucerna, de 15 a 16 de junho. A Rússia não recebeu um convite. Em 16 de junho, o chefe de comunicações do Ministério das Relações Exteriores da Suíça, Nicolas Bideau, disse à Sputnik que a próxima conferência sobre a Ucrânia pode ser realizada antes da eleição presidencial dos Estados Unidos, prevista para 5 de novembro.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados