TV 247 logo
    HOME > Poder

    Nos EUA, Barroso alerta sobre necessidade de "diques democráticos" para conter retrocessos globais

    Presidente do STF foi homenageado nos EUA por contribuições ao Direito Constitucional e defesa da democracia

    Luís Roberto Barroso (Foto: Reprodução/TV LIDE)
    Camila França avatar
    Conteúdo postado por:

    247 – O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, destacou em discurso nos Estados Unidos a importância de os democratas ao redor do mundo resistirem a avanços autoritários. A fala ocorreu durante cerimônia na Universidade do Texas, onde ele recebeu um prêmio por sua trajetória acadêmica e atuação em defesa da democracia e dos direitos fundamentais, destaca a Folha.

    "Não podemos nos deixar contaminar pela onda negativa que se espalhou", afirmou Barroso a uma plateia de acadêmicos. "Precisamos manter as luzes acesas e construir diques contra o retrocesso social e moral desses tempos", acrescentou. A declaração foi feita dias antes do STF iniciar o julgamento que tornou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) réu por suspeita de atentado contra a democracia.

    Reconhecimento internacional em meio a tensões políticas

    A homenagem a Barroso ocorre em um momento de tentativas de setores bolsonaristas de obter apoio no exterior para deslegitimar o STF. Aliados do ex-presidente têm buscado convencer parlamentares norte-americanos a aprovarem medidas contra ministros da Corte, como a proibição de entrada do ministro Alexandre de Moraes nos EUA. Circulam ainda alegações infundadas de que magistrados brasileiros poderiam ter bens bloqueados no exterior sob acusações de "ditadura judicial".

    A visita de Barroso, no entanto, demonstra que as relações institucionais permanecem inalteradas. O ministro não apenas ingressou sem restrições no país como foi agraciado pela universidade. O cenário contrasta com o do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente, que anunciou licença do mandato para permanecer nos EUA, alegando temor de "perseguição jurídica" — embora não seja alvo de inquéritos no STF.

    A homenagem ao ministro reforça o reconhecimento internacional de sua atuação em defesa do Estado Democrático de Direito, em um contexto global de desafios às instituições.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados