Brasil é visto como grande potência por 21% das pessoas no mundo, aponta estudo
Pesquisa revela percepção global sobre o Brasil e destaca transição para um mundo multipolar
247 – Um estudo divulgado pela Conferência de Segurança de Munique (MSC) e repercutido pela Exame revelou que 21% das pessoas em 11 países consideram o Brasil uma grande potência. A pesquisa entrevistou 11 mil pessoas em nações do G7 e dos BRICS, analisando a percepção global sobre quais países exercem influência significativa no cenário internacional.
A visão do Brasil como potência global varia conforme o país pesquisado. Na Índia, 37% dos entrevistados enxergam o Brasil como um ator relevante, enquanto no próprio Brasil esse índice é de 34%. O relatório destaca que o mundo passa por uma transição para um modelo multipolar, em que diversas nações possuem influência sobre questões globais essenciais.
“O poder vem mudando em direção a um modelo em que muitos atores têm a habilidade de influenciar questões-chave globais. Por outro lado, o mundo está experimentando uma polarização crescente entre estados e dentro deles”, aponta o estudo.
Os Estados Unidos lideram o ranking, sendo reconhecidos como uma grande potência por 90% dos entrevistados, seguidos por China (87%) e Rússia (81%). O Brasil ocupa a 14ª posição, à frente de países como Turquia, África do Sul e México.
No contexto interno, 94% dos brasileiros consideram os Estados Unidos uma potência, seguidos por China (89%), Rússia e Japão (80%). O próprio Brasil é visto como potência por 34% da população do país.
A pesquisa foi realizada entre 14 e 29 de novembro de 2024, com 1.000 entrevistados em cada um dos 11 países, e tem uma margem de erro de 3,1 pontos percentuais.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: