Itamaraty contesta versão da Casa Branca sobre reunião entre Lula e Biden
Ministério das Relações Exteriores nega discussão sobre Venezuela em encontro à margem do G20
247 - O Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) rebateu a informação divulgada pela Casa Branca de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, discutiram a situação na Venezuela durante uma reunião bilateral à margem da Cúpula de Líderes do G20, no Rio de Janeiro, no último dia 19, destaca a Correio Braziliense. Segundo o comunicado oficial do Itamaraty, "a conversa não tratou de situações específicas em terceiros países", concentrando-se em temas bilaterais e multilaterais.
A versão da Casa Branca, divulgada na terça-feira (19), afirma que os mandatários discutiram a situação venezuelana e destacaram a importância de respeitar "a vontade democrática do povo venezuelano" e de pôr fim à repressão política no país. Além disso, os Estados Unidos apontaram que a reunião também abordou a situação no Haiti e elogiaram o papel do Quênia na liderança para a segurança do país caribenho. O contraste entre os comunicados gerou questionamentos sobre a narrativa oficial de ambos os governos.
Enquanto o Itamaraty procura preservar um discurso de neutralidade sobre conflitos envolvendo terceiros países, a Casa Branca parece destacar os esforços multilaterais em prol da estabilidade política e da segurança hemisférica.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: