Brasil e EUA firmam parceria estratégica para a transição energética
Acordo busca fortalecer ações em energia limpa e industrialização sustentável, reforçando compromissos climáticos e econômicos
247 - Em um marco histórico para a cooperação internacional, os presidentes Lula (PT), do Brasil, e Joe Biden, dos Estados Unidos, oficializaram a “Nova Parceria Brasil-EUA para a Transição Energética” durante a Cúpula de Líderes do G20, realizada na terça-feira (19), no Rio de Janeiro. O anúncio reflete o alinhamento das duas maiores economias do continente em torno de compromissos globais com a sustentabilidade e a redução de emissões de gases de efeito estufa.
A nova iniciativa é vista como um passo significativo para promover economias mais competitivas, limpas e inclusivas, em sintonia com as metas do Acordo de Paris. Conforme destacou o comunicado conjunto, o Brasil e os Estados Unidos possuem imenso potencial para liderar a transição energética global em algumas de suas frentes mais promissoras.
Três pilares estratégicos - O acordo está estruturado em três pilares principais:
- Produção e implantação de energia limpa
- Desenvolvimento da cadeia de suprimento de tecnologia de energia limpa
- Industrialização verde
Impacto esperado e financiamento - A parceria promete impulsionar a coordenação entre instituições brasileiras e norte-americanas, mobilizando incentivos e financiamentos de diversas fontes, incluindo bancos multilaterais de desenvolvimento. O objetivo é gerar benefícios mútuos, desde avanços tecnológicos até a ampliação de mercados sustentáveis.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: