Lula acena às Forças Armadas em ato contra o golpismo
Condenações por atos golpistas expõem papel das Forças Armadas nos atos de 8 de janeiro de 2023
247 - O presidente Lula expressou sua gratidão nesta quarta-feira (8), durante o ato em Defesa da Democracia, que marcou os dois anos dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. Durante a cerimônia, Lula agradeceu inclusive ao ministro da Defesa, José Múcio, por ter reunido os comandantes das Forças Armadas na solenidade:
“Quero agradecer José Múcio, que trouxe os três comandantes das Forças Armadas para mostrar a esse país que é possível a gente construir as Forças Armadas com o propósito de defender a soberania nacional, nossos 16 mil quilômetros de fronteira seca, nossos quase 5,5 milhões de km² de mar sob a responsabilidade do Brasil, a nossa maior floresta de reserva no mundo, 12% da água doce, as nossas riquezas no subsolo, as nossas riquezas no solo, a nossa riqueza no fundo do mar e, sobretudo, a soberania do povo brasileiro”.
A maioria dos condenados pelos atos golpistas foi detida no local dos ataques ou em acampamentos que permaneceram por semanas em frente aos quartéis, com a conivência das Forças Armadas. Essa relação tem sido evidenciada no inquérito conduzido pelo ministro do Supremo Alexandre de Moraes.
Imagens registram, inclusive, membros das Forças Armadas facilitando o acesso de manifestantes a áreas restritas próximas à Praça dos Três Poderes, no dia dos atos. Atualmente, o Ministério da Defesa colabora com o STF na identificação dos responsáveis por essas ações.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: