TV 247 logo
    HOME > Poder

    Lula apoia Pacheco para governador de Minas Gerais enquanto PSD busca vaga no ministério

    Partido vem declarando sua força política diante da reforma ministerial

    Rodrigo Pacheco e Lula (Foto: Ricardo Stuckert)
    Leonardo Sobreira avatar
    Conteúdo postado por:

    247 - O PSD, partido do senador Rodrigo Pacheco, vem ampliando sua influência no cenário político nacional, impulsionado pelo desempenho nas eleições municipais. Agora, a sigla faz pressão por mais espaço no governo federal diante da reforma ministerial. 

    No entanto, essa movimentação sofreu um revés com o apoio público do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à candidatura de Pacheco ao governo de Minas Gerais.

    A aproximação entre Lula e Pacheco já vinha sendo construída há meses, com o presidente tecendo elogios ao senador em diversas ocasiões. Em junho do ano passado, Lula chegou a defender o nome de Pacheco para disputar o comando de Minas, atualmente sob gestão do bolsonarista Romeu Zema (Novo).

    Pacheco também era cotado para integrar o ministério de Lula, mas ele vinha rejeitando as suposições. As expectativas esfriaram de vez após as declarações diretas de Lula nesta quinta-feira (30), durante entrevista a jornalistas.

    Questionado sobre o futuro político de Pacheco, Lula foi categórico: “Eu quero que o Pacheco seja governador de Minas Gerais. É isso que eu quero”.

    O presidente evitou comentar a possível entrada do presidente cessante da Câmara, Arthur Lira (PP), no ministério, desviando do questionamento.

    A defesa de Lula por Pacheco no governo mineiro reforça a estratégia do PT de consolidar uma base forte em Minas, um dos estados mais estratégicos do país do ponto de vista eleitoral. 

    Enquanto isso, Pacheco tem demonstrado insatisfação com o colega de partido Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia. No entanto, o Planalto tem sinalizado que deve manter Silveira à frente da pasta. O PSD pode receber a pasta do Turismo como parte das negociações para ampliar sua participação no governo, segundo informações publicadas pelo UOL

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados