Lula será candidato à reeleição em 2026, afirma Jaques Wagner
"Não vejo nenhum sinal nele de que ele não queira ser candidato em 2026 e, na minha opinião, o candidato desse grupo aqui em 2026 vai ser o Lula", disse
247 - O senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo no Senado, disse nesta sexta-feira (10) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será candidato à presidência nas eleições de 2026.
"Eu vejo ele muito determinado, muito obcecado para fazer o melhor pelo país. Eu não vejo cansaço nele, evidentemente ele teve o episódio do acidente doméstico e é óbvio que preocupou todo mundo, preocupou ele. Ele está na reta, praticamente, final para dizer: tô 100%. Então você sente que ele está com muito vigor, doido para voltar à atividade física. Eu não vejo nenhum sinal nele de que ele não queira ser candidato em 2026 e, na minha opinião, o candidato desse grupo aqui em 2026 vai ser o Lula", afirmou o líder do governo à CNN Brasil.
O presidente Lula sofreu um golpe na cabeça no dia 19 de outubro do ano passado. Após receber pontos e realizar exames, seguiu com sua agenda normalmente, mas em dezembro precisou ser submetido a uma cirurgia devido a um "sangramento tardio" no cérebro, consequência do acidente.
O neurocirurgião Marcos Stavale, responsável pela operação, tranquilizou a população, afirmando que Lula não sofreu sequelas e não teve comprometimento cerebral. O médico Roberto Kalil Filho também garantiu que o presidente se recuperou bem. Lula retomou suas atividades no Palácio do Planalto em 6 de janeiro, após um período de afastamento.
Na entrevista, Jaques Wagner também comentou sobre a possível reestruturação do governo e que, segundo ele, Lula está "bastante reflexivo" em relação às mudanças nos ministérios e afirmou que ele está "em processo de amadurecimento" para tomar decisões. Nesta semana, o presidente mudou o comando daa Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), substituindo Paulo Pimenta pelo publicitário Sidônio Palmeira.
"Não posso te dizer se ele vai fazer mais mudanças em janeiro. Estive com ele antes de ontem à noite, na casa dele, jantamos lá, e ele está em processo de amadurecimento. Eu, sinceramente, se falasse qualquer coisa aqui, estaria sendo leviano, é óbvio que ele está olhando para muitos lugares para fazer as mudanças", disse o senador.
Wagner ainda destacou que, para o presidente, "se você mexe numa peça, tem que saber onde vai realocá-la", e, por isso, as mudanças são feitas com cuidado, para garantir que o modelo final do governo esteja alinhado com as necessidades do país.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: