Padilha: PT entra na 'zona de rebaixamento' e fará debates internos para recuperar protagonismo
Ministro das Relações Institucionais comentou os resultados das eleições municipais, realizadas no domingo (27)
247 - O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, fez um balanço das eleições municipais ao lado da presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e mencionou um "tsunami" de reeleições, com uma taxa recorde de 82%, destacando que a reeleição foi a grande vencedora do pleito. As informações são da Folha de São Paulo, e foram publicadas nesta segunda-feira (28).
Ele mencionou o caso de Ricardo Nunes (MDB), reeleito em São Paulo, como exemplo de candidatos que aproveitaram o bom momento econômico e o apoio federal.
Padilha reconheceu que, apesar de avanços desde 2020, o PT ainda não saiu da "zona de rebaixamento" em que se encontra desde 2016 nas disputas municipais. O ministro também ressaltou a necessidade de uma autoavaliação do PT para recuperar protagonismo, especialmente em grandes e médias cidades, e destacou a importância de o partido reconectar-se com a classe trabalhadora, notando que muitos trabalhadores entre dois e dez salários mínimos não se sentem representados pela legenda.
Padilha mencionou que o próprio presidente Lula tem defendido essa aproximação com a classe trabalhadora, e a Executiva Nacional do PT deve iniciar esse debate para avaliar os resultados das eleições e definir estratégias de fortalecimento.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: