Valdemar Costa Neto e Bolsonaro entram em clima de "guerra fria" no PL
Declarações do presidente do PL sobre o governador Tarcísio de Freitas ser o “primeiro da fila", para disputar o pleito de 2026 irritaram o ex-mandatário
247 - Nas últimas 24 horas, a relação entre o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e Jair Bolsonaro (PL) passou a ser monitorada de perto, à medida que declarações do dirigente partidário feitas em entrevistas ao jornal O Globo e à Globonews desencadearam uma crise com o ex-capitão. Nas entrevistas, Valdemar afirmou que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (republicanos), é o “primeiro da fila” para a disputa pelo Palácio do Planalto, o que não agradou ao ex-presidente. Bolsonaro, por sua vez, destacou que será ele o candidato e insinuou que, caso continue inelegível, “vai jogar a toalha” e “cuidar da sua vida”.
Segundo a coluna da jornalista Bela Megale, do jornal O Globo, interlocutores de Bolsonaro enviaram recados claros que teriam sido feitos diretamente pelo ex-mandatário sobre as entrevistas, classificando-as como “extemporâneas” e “impróprias”. Auxiliares pediram ao ex-presidente que se concentre nas prefeituras conquistadas pelo PL e evite qualquer comentário sobre 2026, visando não agravar ainda mais a situação.
Aliados de Valdemar, por outro lado, enfatizaram que ele deixou claro na imprensa que o capitão reformado ainda é sua primeira opção. A comunicação entre os dois líderes políticos está suspensa desde fevereiro, por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
Nos bastidores, Bolsonaro admitiu, em conversas privadas, que com sua inelegibilidade, Tarcísio é o nome da direita mais bem posicionado para disputar a Presidência da República em 2026 . No entanto, a irritação do ex-mandatário aumentou com o vazamento de suas declarações e o fato de seus aliados estarem ecoando o nome de Tarcísio após o primeiro turno das eleições municipais.
O senador Flávio Bolsonaro também se posicionou, afirmando em entrevista ao site “Metrópoles” que o governador de São Paulo é o candidato mais indicado para enfrentar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na próxima eleição.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: