TV 247 logo
    HOME > Brasília

    Alexandre Silveira diz que o Ibama vai autorizar exploração de petróleo na Margem Equatorial

    Segundo o ministro, a Petrobras entregou todas as informações complementares e esclarecimentos solicitados pelo órgão ambiental federal

    Alexandre Silveira (Foto: TAUAN ALENCAR (DIVULGAÇÃO/MME))
    Leonardo Lucena avatar
    Conteúdo postado por:

    247 - O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) vai autorizar a exploração de petróleo pela Petrobras na Margem Equatorial, abrangendo os estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Pará e Amapá. De acordo com o dirigente, a petroleira entregou em dezembro todas as informações complementares e esclarecimentos solicitados pelo órgão ambiental federal.

    "Estamos aguardando a licença. Eu quero acreditar que o presidente do Ibama é um homem de bom senso e verdadeiro. Se ele for, vai liberar a licença. A Petrobras já entregou tudo o que ele pediu", declarou Silveira ao jornal Folha de S.Paulo.

    Em março de 2024, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) informou que a produção de petróleo na Margem Equatorial tem o potencial de criar 326 mil novos empregos formais. A extração pode adicionar R$ 65 bilhões ao Produto Interno Bruto (PIB) nacional e gerar R$ 3,87 bilhões em arrecadação indireta no Brasil, complementou a entidade. Os cálculos foram baseados no sistema de contas regionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2019, para isolar eventuais distorções causadas pela pandemia.

    O ministro também comentou sobre a necessidade de conciliar a extração de petróleo com políticas ambientais. A COP30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima) será realizada em Belém (PA), de 10 a 21 de novembro. Esta será a primeira vez que uma cidade na Amazônia sediará a conferência, que tem como objetivo acelerar a transição energética e diminuir as emissões de carbono.

    "A exploração do petróleo é uma questão de demanda. Enquanto o mundo tiver demanda, não podemos deixar de ofertar. Esse é o caminho da transição energética. Nós já temos a melhor matriz elétrica do mundo, o melhor biocombustível do mundo. Já somos sustentáveis e andamos de cabeça erguida. Agora, é preciso garantir previsibilidade e segurança jurídica para que se invista no Brasil. Vamos para a COP30, na área energética, tocando trombetas para o mundo aplaudir de pé o canto do país que mais contribui com a sustentabilidade global."

    Petrobrás margem equatorial
    Margem Equatorial. Foto: Petrobras

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados