Brasil será representado por embaixadora na posse de Trump
Maria Luiza Viotti vai representar o país sul-americano durante o evento em Washington
247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não comparecerá à cerimônia de posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), no dia 20 de janeiro.
A embaixadora do Brasil em Washington (EUA), Maria Luiza Viotti, representará o país sul-americano durante o evento. De acordo com a revista Isto É, o presidente Lula ainda não foi convidado para a posse e não conversou com Trump desde a eleição nos EUA, realizada em novembro do ano passado.
Representante da extrema-direita norte-americana, Donald Trump seguiu o protocolo tradicional das posses presidenciais, que prevê o convite aos embaixadores dos países com representação em Washington. Caso o embaixador não compareça, o responsável pela participação é o encarregado de negócios, o número dois da representação diplomática.
A eleição presidencial nos Estados Unidos foi realizada em 5 de novembro de 2024. O republicano Donald Trump, presidente entre os anos de 2017 e 2021, foi declarado vencedor contra a ex-candidata democrata Kamala Harris, que admitiu a derrota.
O Colégio Eleitoral votou de acordo com a vontade dos eleitores em 17 de dezembro de 2024, distribuindo 312 votos dos 270 necessários para Trump, ante os 226 votos registrados por Harris. Trump foi oficialmente certificado como presidente eleito pelo Congresso dos EUA no dia 6 de janeiro. A cerimônia de posse do novo presidente dos EUA está agendada para o dia 20 de janeiro.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: