Distrito Federal reforça apoio à produção de queijo de qualidade e movimenta economia local
Iniciativa prevê ações de fomento, investimentos e suporte técnico para fortalecer a cadeia produtiva regional
247 – O Governo do Distrito Federal (GDF) acaba de dar mais um passo para valorizar a produção local de alimentos, conforme publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta sexta-feira (3). De acordo com informações da Agência Brasília e da Secretaria de Governo (Segov), foi criada uma comissão responsável por promover estudos e definir ações de fomento, apoio e incentivo à cadeia produtiva do queijo na capital do país.
A medida reconhece o potencial econômico do segmento e segue a mesma linha de fortalecimento já aplicada ao enoturismo na região. “Assim como o governo criou uma comissão para o fortalecimento do enoturismo, agora vamos trabalhar para fomentar a cadeia produtiva do queijo, que também tem grande relevância no cenário produtivo do Distrito Federal”, explica o secretário de Governo do DF, José Humberto Pires de Araújo. “A partir do momento que vislumbramos este potencial, enquanto gestores públicos, devemos primar pelo desenvolvimento socioeconômico e envidar esforços para promover o fomento, apoio e incentivo.”
O grupo, coordenado pela Secretaria de Governo, terá 90 dias para concluir as atividades e apresentar um relatório com sugestões práticas. Entre as propostas, destacam-se o apoio institucional para facilitar o escoamento e a comercialização dos produtos, a captação de investimentos e novas tecnologias, além da criação de campanhas publicitárias que estimulem o consumo do queijo local. Também estão previstas ações de assistência técnica destinadas a produtores, cooperativas e outros empreendedores do setor.
Integram a comissão, além da Segov, as secretarias de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF), de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF), de Turismo (Setur-DF), de Economia (Seec-DF) e de Comunicação (Secom-DF). A Empresa de Regularização de Terras Rurais do Distrito Federal (ETR), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) e o Banco BRB completam o time responsável por estruturar o plano de expansão da produção de queijo e pela consolidação de parcerias estratégicas para o setor.
A expectativa é que, com o trabalho dessa comissão, a capital federal possa não apenas suprir a demanda local, mas também se tornar uma referência em produtos lácteos de qualidade, atraindo investimentos e fortalecendo a economia regional.
No fechamento desse ciclo de 90 dias, produtores, especialistas e o público em geral aguardam ansiosamente pelos resultados do relatório, que deve nortear uma nova fase de incentivo ao mercado de queijos no Distrito Federal.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: