TV 247 logo
      HOME > Brasília

      Em meio à previsão de safra recorde, Ibaneis anuncia investimentos em infraestrutura rural

      Com expectativa de crescimento de 8% na colheita de soja, o governador anuciou investimentos em infraestrutura e regularização fundiária

      Ibaneis Rocha destacou que este ano é esperado um crescimento de 8% da colheita de soja no DF, se comparado ao ano passado | Foto: Renato Alves/Agência Brasília (Foto: Renato Alves/Agência Brasília)
      Paulo Emilio avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O Distrito Federal tem se consolidado como um dos maiores produtores de soja do país, alcançando a marca de 323,5 mil toneladas produzidas em 2023, de acordo com dados da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater). No último sábado (15), o governador Ibaneis Rocha visitou a Fazenda Coperbrás, em Planaltina, para acompanhar o início das colheitas, evento que reuniu os principais agricultores da região e teve como foco os avanços na regularização de terras rurais e o fortalecimento do diálogo entre o governo e o setor agrícola local.

      Em sua visita, Ibaneis Rocha ressaltou a expectativa de um aumento de 8% na produção de soja no DF em 2024, o que colocaria o Distrito Federal como um dos maiores polos de produtividade do Brasil. “A gente tem a oportunidade de ver o quanto a agricultura evoluiu no país quando você entra em uma máquina dessas e vê toda a tecnologia embarcada. É exatamente por isso que o país tem se tornado um dos maiores produtores de grãos do mundo: porque a gente consegue produzir mais com menos terra”, afirmou o governador.

      Com 72 mil hectares plantados, o DF continua a liderar a produção de soja, que além de ser o maior grão cultivado na região, também se destaca pela produção de sementes. O produtor rural Nelson Schneider, à frente da Coperbrás, ressaltou a importância do apoio do GDF e afirmou que a soja em 2025 será recorde, com uma produtividade superior à média nacional. “Eu tenho contrato com o GDF há 45 anos e nunca tive problema nenhum. Temos todo apoio e aqui é o melhor lugar do Brasil para se produzir sementes de soja para o Brasil inteiro”, declarou Schneider.

      Além da produção de soja, o DF também registrou números expressivos em outras culturas em 2023: 65,7 mil toneladas de soja para sementes, 44,4 toneladas de sorgo, 36,2 toneladas de feijão e 22,8 mil toneladas de trigo, refletindo a diversidade e a força da agricultura no Quadradinho. O governador Ibaneis Rocha também anunciou investimentos em infraestrutura, como a reforma das estradas rurais, entre elas a DF-320, em Planaltina, que agora terá sua recuperação garantida.

      Em termos de infraestrutura, o secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo, afirmou que o governo tem focado em melhorar as vias de acesso para garantir o escoamento da produção rural. “Nós tratamos da infraestrutura rural. É o que possibilita o melhor escoamento dos produtos, vias mais organizadas e mais bem pavimentadas. Quando você tem vias muito ruins, acaba tendo um grande desperdício. É por isso que nós temos uma área rural muito boa”, comentou.

      No tocante à regularização fundiária, Ibaneis Rocha anunciou o avanço no processo de concessão de terras, com o objetivo de garantir segurança jurídica aos produtores. “Nós vamos entregar todas as escrituras dessas áreas rurais para trazer segurança jurídica para todos esses produtores”, afirmou o governador. O processo de regularização fundiária é um dos pilares para o crescimento do setor agrícola, pois facilita o acesso a créditos e serviços, além de ser um fator essencial para a conservação ambiental.

      Com mais de 68% de seu território em áreas rurais, o DF tem mostrado progressos significativos nesse campo, com um aumento de 127% no número de hectares regularizados em 2024, comparado ao ano anterior. Esses avanços são impulsionados pela atuação da Empresa de Regularização de Terras Rurais (ETR), que, desde sua criação, tem agilizado a concessão de terras, favorecendo o setor rural e garantindo a correta arrecadação de impostos.

      A programação do evento seguiu com um almoço com a presença de representantes da ETR e da diretoria executiva da entidade, além do presidente da empresa, Cândido Teles. A previsão é que, em 2025, o DF continue a expandir sua produção e consolide ainda mais seu papel de liderança na agricultura nacional.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados