TV 247 logo
HOME > Brasília

Lula passa por novos exames e retorna ao Planalto após acidente doméstico

Presidente participa de cerimônia no Planalto seis dias após queda

Alexandre Padilha, Lula e Celso Amorim (Foto: Ricardo Stuckert)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

247 - Após seis dias de recuperação, o presidente Lula (PT) retoma suas atividades no Palácio do Planalto nesta sexta-feira (25). Ele participa ainda pela manhã de uma cerimônia de assinatura de um novo acordo de reparação às vítimas do rompimento da barragem do Fundão, em Mariana (MG). A decisão de voltar ao Planalto, no entanto, veio acompanhada de novos exames médicos, realizados no Hospital Sírio-Libanês, para monitorar seu estado de saúde após uma queda doméstica, relata o Metrópoles.

No último sábado (19), Lula sofreu uma queda no banheiro de sua residência oficial, o Palácio da Alvorada, que resultou em um traumatismo craniano leve e um pequeno sangramento no cérebro. A lesão exigiu pontos na cabeça e levou o presidente a diminuir a carga de compromissos, que vinham sendo conduzidos remotamente desde o Alvorada. O mais recente exame de imagem, realizado na última terça-feira (22), apontou um quadro estável e atestou a aptidão de Lula para retornar ao trabalho.

Apesar da retomada das atividades no Planalto, a agenda internacional do presidente ainda está comprometida. A queda o impediu de comparecer à 16ª Cúpula dos Brics, em Kazan, Rússia, e as viagens planejadas para a COP16 da Biodiversidade, na Colômbia, e para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29), no Azerbaijão, também estão em análise pela equipe do Planalto. A decisão final sobre esses compromissos ainda dependerá de novas avaliações médicas e de uma possível autorização dos profissionais de saúde que acompanham o quadro do presidente.

A agenda de Lula permanece restrita ao Distrito Federal durante o fim de semana. Ele optou por não comparecer ao segundo turno das eleições municipais em São Paulo, tampouco endossar presencialmente a campanha do candidato Guilherme Boulos (Psol) para a prefeitura da capital paulista.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados