TV 247 logo
HOME > Brasília

PT deve anunciar na próxima semana apoio a Alcolumbre para a presidência do Senado

Oficializado o apoio, PT e PL estarão do mesmo lado na eleição interna, assim como na Câmara

Davi Alcolumbre (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

247 - O PT deve formalizar na próxima terça-feira (5) seu apoio à candidatura de Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) para a presidência do Senado, segundo o Metrópoles, que destacou como a adesão petista e de outras legendas reforça uma aliança pragmática na disputa pela liderança da Casa.

Com apoio declarado de PL, União Brasil, Republicanos, PP, PSB e PDT, Alcolumbre já conta com 39 senadores a seu favor, apenas dois votos abaixo do mínimo necessário para vencer a eleição. A movimentação do PT, além de fortalecer sua estratégia de articulação com outros blocos, evidencia a busca por estabilidade e espaço em comissões importantes no Congresso. A expectativa é que, assim como na Câmara, onde PT e PL apoiam Hugo Motta (Republicanos-PB) para a presidência, o alinhamento entre as duas siglas proporcione ganhos estratégicos na agenda legislativa.

Recentemente, Jair Bolsonaro (PL) esteve no Senado defendendo publicamente o apoio a Alcolumbre, com o objetivo de evitar que o PL, que não obteve cargos de destaque na última eleição interna, volte a enfrentar dificuldades para ocupar posições de influência. Em contrapartida, parte do PL ainda demonstra insatisfação com o apoio a Alcolumbre. Setores mais conservadores da legenda, ligados ao bolsonarismo raiz, defendiam uma candidatura própria para promover interesses como o possível impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, embora essa pauta não tenha adesão suficiente no Senado para avançar.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados