PT não assina PEC do semipresidencialismo e defende plebiscito
Deputados do partido justificam que a população já foi consultada sobre o tema em outras ocasiões e optou pelo presidencialismo
247 - Parlamentares do PT se recusaram a assinar uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que propõe a adoção do modelo semipresidencialista no Brasil, informa o jornalista Igor Gadelha, do Metrópoles. O partido defende que o tema seja discutido por meio de um plebiscito e argumenta que a população já foi consultada sobre o tema em outras ocasiões e optou pelo modelo presidencialista.
A PEC não conta com a assinatura de nenhum dos deputados federais do PT, e precisa de 171 para iniciar a tramitação. O novo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), já defendeu o debate sobre o tema e disse que a discussão deve ocorrer “tanto na Câmara quanto no Senado”.
A proposta está sendo articulada pelos deputados Lafayette de Andrada (Republicanos-MG) e Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR) e já teria mais de 180 assinaturas na Câmara, o que já permite sua tramitação. O texto prevê que o semipresidencialismo seria adotado a partir das eleições de 2030 e, portanto, não influencia nas eleições de 2026.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: