STF forma maioria para rejeitar recursos e mantém pena de 8 anos de prisão para Fernando Collor
O processo é um desdobramento da Lava Jato
247 - O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de votos nesta sexta-feira (8) para manter a condenação do ex-presidente Fernando Collor (PRD-AL) a 8 anos e 10 meses de prisão. O processo é um desdobramento da Lava Jato. A Corte rejeitou recursos feitos pela defesa do ex-senador.
O placar era de 6 votos a 2 para rejeitar os recursos até a noite desta sexta na Corte. Em 2023, o ex-presidente foi condenado após ser acusado de corrupção e lavagem de dinheiro.
De acordo com o Portal G1, a maioria dos ministros acompanhou o voto do relator, Alexandre de Moraes, para manter a pena em 8 anos e 10 meses. Também votaram pela rejeição dos recursos: Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia, Edson Fachin e Luís Roberto Barroso.
Os ministros Dias Toffoli e Gilmar Mendes votaram para acatar o pedido feito pela defesa e reduzir a pena no crime de corrupção de 4 anos e 4 meses para 4 anos. Faltam os votos de André Mendonça e Nunes Marques. Os votos podem ser inseridos no sistema eletrônico do Supremo até dia 11 de novembro.
O ministro Cristiano Zanin está impedido de julgar o caso por ter trabalhado em processos judiciais na Operação Lava Jato. O magistrado foi advogado do presidente Lula.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: