Veja as penas previstas para crimes descobertos pela PF na Operação Contragolpe
Jair Bolsonaro foi indiciado por três crimes no inquérito do plano golpista e, em 2024, já havia sido alvo de indiciamento em outras duas investigações
247 - Com os 37 indiciamentos anunciadas pela Polícia Federal no inquérito sobre o plano golpista, um assunto a ser questionado são as punições previstas para os envolvidos na trama ilegal que, segundo as investigações, teve a participação de nomes como Jair Bolsonaro (PL), general Braga Netto (ex-ministro da Defesa), Augusto Heleno (ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional) e de tenente-coronel Mauro Cid.
Para condenação por golpe de Estado a pena é de 4 a 12 anos de prisão. O tempo de reclusão vai de 4 a 8 anos para Abolição violenta do Estado democrático de Direito e de 3 a 8 anos para o crime integrar organização criminosa: 3 a 8 anos de prisão. Em 2024, Bolsonaro foi indiciado em 3 inquéritos - plano golpista, joias sauditas e fraude no cartão de vacinas.
Atualmente, Bolsonaro já está inelegível por fake news em 2022, quando fez uma acusação sem provas e afirmou a embaixadores, em Brasília (DF), que o sistema eleitoral brasileiro não tem segurança contra fraudes.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: