Veja o perfil dos 3 parlamentares que disputarão a presidência da Câmara
Leia um pouco sobre a formação e os cargos ocupados pelos deputados na política
247 - Um dos 3 nomes para disputar a presidência da Câmara dos Deputados, em fevereiro, Hugo Motta (Republicanos-PB ) é médico e foi eleito deputado federal pela primeira vez em outubro de 2010. O parlamentar com mandato pela Paraíba é titular da Comissão de Finanças e Tributação. Em 2023, ele foi relator da PEC dos Precatórios, que limitou o valor de despesas anuais com precatórios. É autor de 32 projetos de lei e de 18 propostas de emenda à Constituição.
Concorrente de Hugo Motta, o parlamentar Antonio Brito (PSD-BA) é administrador e está no terceiro mandato de deputado federal. Graduou-se em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas da Bahia. Tem especialização na área de contabilidade pela Universidade Gama Filho (RJ) em 1993. Atualmente, ele é coordenador da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas e da Comissão Externa de Enfrentamento à Tuberculose e presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Portugal.
Outro nome para a disputa é o deputado Elmar Nascimento (União Brasil-BA) é formado em Direito pela Universidade Católica de Salvador. Também tem pós-graduação na área jurídica pela Faculdade de Direito da Bahia. O parlamentar exerce seu terceiro mandato como deputado federal. Atualmente, é líder do bloco parlamentar majoritário na Câmara, formado por União, PP, Federação PSDB-Cidadania, PDT, Avante, Solidariedade e PRD.O primeiro cargo eletivo de Elmar Nascimento foi como vereador em Campo Formoso-BA (eleito em 1996 e reeleito em 2000). Em 2002, foi eleito deputado estadual e reeleito em 2006 e em 2010. Nas eleições de 2014, chegou à Câmara dos Deputados para seu primeiro mandato federal. Em 2019, foi líder do Democratas – partido que deu origem ao União Brasil, juntamente com o PSL (com Agência Câmara).
>>> PT anuncia bloco de apoio a Hugo Motta à presidência da Câmara
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: