Ciro Gomes vira réu por violência política de gênero contra senadora Janaína Farias
Em abril deste ano, ele chamou a parlamentar de "assessora de assuntos de cama"
247 - O ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT) virou réu na Justiça Eleitoral pelo crime de violência política de gênero contra a senadora cearense Janaína Farias (PT). A denúncia foi encaminhada pela procuradora Sandra Viana Pinheiro à Justiça Eleitoral no início de maio. A decisão, da 115ª Zona da Justiça Eleitoral,
data de 11 de julho.
Em abril deste ano, ele chamou a parlamentar de "assessora de assuntos de cama" do ministro da Educação, Camilo Santana. Depois ele voltou a ofendê-la, chamando a senadora de "cortesã". Estes episódios se uniram a outros que envolvem falas machistas de Ciro contra mulheres em espaços de poder.
Segundo o MP Eleitoral, Ciro constrangeu e humilhou a senadora, "desmerecendo-a para o exercício do mandato em razão do gênero dela, com insinuações de cunho sexista e misógino".
O art. 326-B do Código Eleitoral, a partir da Lei 14.192/2021, tipifica o crime de violência política de gênero e prevê pena de reclusão de 1 (um) a 4 (quatro) anos, para casos como o de Ciro.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: