Elmano de Freitas vê processo de "recuperação do PT" após vitória de Evandro Leitão em Fortaleza
O partido saiu de 183 prefeitos em 2020 para 252 neste ano. O governador também mencionou Ciro Gomes como um dos derrotados na capital cearense
247 - O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), afirmou nesta segunda-feira (28) o resultado das urnas em Fortaleza (CE), onde Evandro Leitão (PT) ganhou de André Fernandes (PL). De acordo com o chefe do Executivo estadual, houve um processo de “recuperação do PT”. Foi de 183 prefeitos eleitos de 2020 para 252 neste ano. Na capital, o petista ganhou por 50,38% dos votos (716 mil a 49,62% (705 mil) do candidato bolsonarista. O chefe do Executivo estadual também mencionou o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) como um dos políticos derrotados nas eleições municipais 2024.
O responsável pelo governo cearense mencionou políticos como o prefeito José Sarto (PDT), o ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT), o secretário municipal de Saúde em Maracanaú (CE), Capitão Wagner (União Brasil), e o ex-senador Tasso Jereissati (PSDB), para comentar sobre as alianças em torno de André Fernandes.
"A primeira leitura é de que saímos do primeiro turno num desafio muito grande. Quero, de antemão, agradecer ao povo de Fortaleza pela confiança em nosso projeto, possibilitando que nós, de mãos dadas, Estado, Prefeitura e governo Federal, possamos desenvolver políticas públicas na saúde, segurança, educação. Do ponto de vista político, temos que analisar que enfrentamos no 2° turno uma aliança", afirmou durante entrevista concedida à Rádio O POVO CBN.
"Não foi apenas a candidatura do André (que enfrentamos), disputamos com uma candidatura apoiada pela Prefeitura de Fortaleza, apoiado na prática pelo governo do prefeito Sarto e somos testemunha de perseguição a pessoas do governo que apoiaram Evandro (...) foi uma candidatura com apoio do Roberto Cláudio; do Ciro Gomes atuando nos bastidores; com apoio do Tasso (Jereissati) e do (Capitão) Wagner".
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: