João Campos oficializa ex-chefe de gabinete como candidato a vice no Recife
Formação da chapa majoritária na capital pernambucana recebeu o aval do presidente Lula e da presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann
247 - O prefeito do Recife, João Campos (PSB), anunciou oficialmente nesta segunda-feira (22) o ex-chefe de gabinete Victor Marques (PCdoB) como seu candidato a vice-prefeito para a chapa pela reeleição. O anúncio ocorreu durante um encontro da Frente Popular, que reúne 12 partidos da base governista, realizado em um hotel no bairro de Boa Viagem, na zona sul da capital pernambucana. O evento contou com a presença da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, depois que o partido decidiu abrir mão da indicação ao posto de vice.
A formação da chapa majoritária na capital pernambucana recebeu o aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na semana passada, Lula e Gleisi Hoffmann se reuniram com João Campos e o presidente do PSB, Carlos Siqueira, para discutir a aliança nacional entre os partidos.
“Eu queria externar a nossa gratidão, o nosso reconhecimento pela confiança do presidente Lula, que participou de forma ativa desse processo, o que foi fundamental para a construção dessa unidade”, disse Campos no evento, de acordo com o jornal O Globo. Além do PSB,a Frente Popular pela reeleição de Campos contará com a participação da Federação Esperança Brasil (PT, PCdoB e PV), União Brasil, Republicanos, MDB, Solidariedade, Avante, DC, Agir e PMB.
Victor Marques, o escolhido de Campos desde o início da pré-campanha, é filiado ao PCdoB desde abril. Ele foi chefe de gabinete durante o mandato de Campos como deputado (2018-2020) e também na atual gestão do prefeito do Recife. Recentemente, Marques foi exonerado do cargo, dentro do prazo estipulado para se candidatar às eleições deste ano.
A escolha de Marques como vice-prefeito intensifica as especulações sobre as futuras ambições políticas de João Campos, filho do ex-governador Eduardo Campos e bisneto do ex-governador Miguel Arraes. Caso seja reeleito, Campos poderia renunciar ao cargo para concorrer ao governo do estado em 2026, deixando a cidade sob a gestão de seu colaborador.
Inicialmente, o PT pleiteava a indicação para vice-prefeito, visando um futuro comando da prefeitura. O nome proposto pelo partido era o de Mozart Sales, que recentemente deixou o posto de assessor especial do Ministério das Relações Institucionais para estar apto a compor a chapa.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: